Gaudium news > Estado de Santa Catarina prepara-se para os 10 anos da canonização de Santa Paulina

Estado de Santa Catarina prepara-se para os 10 anos da canonização de Santa Paulina

santa-paulina.jpg
Santa Paulina

Florianópolis (Terça-Feira, 27/03/2012, Gaudium Press) No mês de fevereiro deste ano, a Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, marcou o início das comemorações do 10º aniversário de canonização da primeira santa do Brasil: Santa Paulina. Na ocasião foi realizada uma celebração eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jonck, no próprio Santuário Santa Paulina, na cidade de Nova Trento.

Com a abertura oficial do 10º Ano da Canonização, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, congregação religiosa fundada por Santa Paulina, em 12 de julho de 1890, está organizando diversas atividades e eventos especiais, com o tema “Santa Paulina: missionária da vida” e com o lema “De olhos fixos em Jesus, passo a passo, sempre em frente”. As comemorações serão realizadas até fevereiro de 2013.

Entre os principais eventos festivos está a 10ª “Peregrinação Santa Paulina”, que será realizada nos dias 4 e 5 de maio, partindo da cidade de Itajaí. No mesmo mês, haverá uma peregrinação mundial que passará por diversas cidades da Europa.

No dia 8 de julho, às 10h, será a Missa da Festa Litúrgica de Santa Paulina.

Segundo uma declaração de Dom Wilson, Santa Paulina é um exemplo no processo de evangelização, pois aquilo que falamos em palavras, ela viveu na sua vida, dando testemunho heroico de fé, caridade, obediência, amor à Igreja e fidelidade. Para o prelado, a santa é um modelo de vida cristã e de santidade.

“Ao recordarmos a história, todos os passos e tantas graças alcançadas ao longo desses 10 anos, isso fortalece a fé de tantas pessoas que buscam o Santuário Santa Paulina”, afirmou o arcebispo.

Santa Paulina

Nasceu no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trento, Norte da Itália, mas migrou para o Brasil, com 9 anos, juntamente com seus pais, seus irmãos e outras famílias da região Trentina, no ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo – Nova Trento – Santa Catarina. Em julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em 1903, Santa Paulina foi eleita, pelas Irmãs, Superiora Geral, por toda a vida.

Em 1909 a Congregação cresce nos Estados de Santa Catarina e São Paulo. As Irmãs assumem a missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado às pessoas idosas, doentes e crianças órfãs. Nesse mesmo ano, Santa Paulina é deposta do cargo de Superiora Geral pela autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista a fim de cuidar de asilados onde testemunha humildade heróica e amor ao Reino de Deus.

Em 1918, Santa Paulina é chamada a viver na Casa Geral onde dá testemunho de uma vida de santidade e ajuda na elaboração da história da Congregação e no resgate do seu carisma. Ela morre aos 77 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade; pois viveu em grau heroico as virtudes de fé, esperança e caridade e demais virtudes.

forma.jpg
Santuário de Santa Paulina

Processo de Canonização

O processo, iniciado em 03 de setembro de 1965, celebrou um momento forte com a Beatificação de Santa Paulina, proclamada pelo Papa João Paulo II, no dia 18 de Outubro de 1991, em Florianópolis. A culminância desse processo se deu com a canonização, no dia 19 de maio de 2002, em Roma.

Cidade mundialmente conhecida

Todos os meses, mais de 30 mil visitantes vão a Nova Trento, e especialmente a Vígolo, para rezar a Santa Paulina e agradecer graças alcançadas. Na localidade existem vários atrativos para os devotos como a réplica da casa onde Santa Paulina viveu, a Colina da Madre, antigo local dos seus retiros espirituais, o Museu da Colonização, os Marcos do Milênio, da Beatificação e da Canonização, e o Santuário antigamente cuidado pela Santa. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas