Visita do Papa ao México é um abraço a todos os paÃses da América Latina, afirma Presidente do CELAM
Roma (Segunda-feira, 26-03-2012, Gaudium Press) Dom Carlos Aguiar Retes, Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano, afirmou em entrevista concedida à rádio Vaticano, que a viagem que o Santo Padre está realizando ao México e a Cuba “não é somente uma visita a estes dois países, mas também será simbolicamente através deles, um abraço a todos os países da América Latina e do Caribe”.
Dom Carlos Aguiar Retes Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano |
O prelado disse também que “a realidade que vive Cuba e a realidade que vive o México são duas expressões bem distintas entre elas, mas ainda assim, representam as diversas situações da maior parte dos países da América Latina”.
Dom Aguiar Retes explicou que, durante a visita do Santo Padre, estarão presentes no México “praticamente todas as conferências episcopais americanas, desde o Canadá até Argentina, enquanto que em Cuba, estarão a maior parte das Conferências Episcopais do Caribe”.
Dessa forma a visita se torna um encontro que abrange toda a América Latina. “Certamente, muito do que diga o Santo Padre nos será de ajuda e nos permitirá ter uma orientação nas situações que vive cada país”, disse.
Bento XVI poderá conferir de perto os avanços que a Igreja da América Latina deu desde sua última visita em maio de 2007, por ocasião da V Conferência Geral de Aparecida, Brasil.
A presença do Papa na América Latina já é uma grande alegria para a América Latina, pois “ele nos traz uma mensagem de grande comunhão: o desejo de compartilhar conosco a situação que vivemos”.
O Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano concluiu manifestando a esperança de que o Santo Padre com a “a sua palavra – que sempre se caracterizou por uma grande profundidade e sempre muito adequada aos momentos e contextos diferentes da vida, apoiado na Palavra de Deus e no Magistério da Igreja- nos ajude e nos anime a manter sempre em alto um rosto entusiasmado”. (EPC)
Deixe seu comentário