Jornada Arquidiocesana da Juventude reúne jovens no Domingo de Ramos em Florianópolis
Florianópolis (Sexta-Feira, 23/03/2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, reunirá no Domingo de Ramos, dia 1º de abril, jovens de todas as comunidades da região para a Jornada Arquidiocesana da Juventude. O evento, que terá como tema “Ide e fazei discípulos todos os povos”, será realizado pela manhã, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora do Desterro, no centro da capital catarinense.
De acordo com referencial do Setor da Juventude na Arquidiocese, padre Josemar Silva, a jornada terá início às 9h, com uma concentração em frente à Praça XV. Logo na sequência, será realizada uma Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Wilson Tadeu Jönck, que em um encontro recente fortaleceu a importância de se evangelizar os jovens sem se preocupar com o setor que ele vai seguir. “Sabendo da importância em ter uma aproximação maior com Jesus, o jovem vai escolher o segmento juvenil mais próximo da sua realidade”, afirmou o prelado.
Após a celebração, os jovens farão uma peregrinação pelas ruas centrais da Capital até o ginásio de esportes do Colégio Catarinense, carregando uma cruz e um ícone de Nossa Senhora. Chegando lá, haverá uma programação cultural com apresentação de bandas locais, teatro, danças, vídeos, entre outras atividades.
Segundo os organizadores, são aguardados para este ano mais de 2 mil pessoas. Pensando nessa estimativa, a coordenação do evento providenciou um amplo espaço para todas as atividades propostas para a Jornada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3224 4799.
Jornada Arquidiocesana da Juventude
A Jornada Arquidiocesana da Juventude é um pedido feito pelo beato João Paulo II há 25 anos e tem o objetivo preparar toda a Igreja para as jornadas mundias da juventude, que no próximo ano ocorrerá no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
No Domingo de Ramos de 1984, ocorreu o maravilhoso Jubileu dos Jovens por motivo do Ano Santo da Redenção, e o Papa João Paulo II entregou a Cruz a eles. No ano seguinte, aproveitando o Ano Internacional da Juventude proclamado pela ONU, realizou-se, em Roma, um encontro mundial do Papa com os Jovens. Nesta ocasião, o grande apóstolo jovens, o Beato João Paulo II, dedica uma Carta Apostólica a todos eles.
Percebendo os frutos de conversão e renovação dos encontros anteriores, anunciou a instituição da Jornada da Juventude, que ocorre anualmente em cada arquidiocese e diocese do mundo todo no Domingo de Ramos, e a cada dois ou três anos é realizada a grande Jornada Mundial da Juventude, que reúne milhões de jovens em um único lugar. (FB)
Deixe seu comentário