Gaudium news > Desespero e calma durante o terremoto mexicano da última terça-feira

Desespero e calma durante o terremoto mexicano da última terça-feira

Cidade do México (Quinta-feira, 22-03-2012, Gaudium Press) Um terremoto sacudiu o México na última terça-feira, 20. O sismo, de magnitude 7,6 Richter, fez tremer a Capital Federal. A notícia correu pelo mundo, rapidamente.

nossa-senhora-de-guadalupe1.jpg
Nossa Senhora de Guadalupe

As reportagens mostravam indivíduos nervosos, rostos marcados pelo medo, pessoas que se deslocavam de um lado para o outro, sem saber para onde ir. As fortes imagens deixavam a impressão de que o pânico havia tomado conta de todos e o desespero geral se aproximava. A media toda, em chamadas repetitivas, anúncios chamejantes e comentários intérminos, parecia atiçar as brasas da fogueira do nervosismo cujas chamas anunciavam a impotência e o desalento. Tudo isso fazia fugir a calma que consigo levava também a esperança.

Quase ninguém noticiou o que naquele mesmo momento se passou no interior da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, Distrito Federal.

Ali, a calma e um intenso ambiente de oração reinaram durante o sismo que surpreendeu as centenas de fiéis mexicanos que assistiam a Santa Missa.

Quando a Celebração Eucarística já se desenvolvia, o sacerdote celebrante percebeu o tremor de terra e pediu que todos os fiéis mantivessem a calma, ficassem no recinto e, aos pés da Virgem de Guadalupe, “se pusessem de joelhos para elevar uma oração ao Senhor”.

Os participantes obedeceram o sacerdote e começaram a rezar. Entre os que lá se encontravam estava o enviado especial da agência ACI Prensa para a visita do Papa Bento XVI ao México. Graças a ele esse fato tornou-se de domínio público, sem os alardes que anunciavam o terremoto em si.

Comparações e lição

Ao final da Missa, o presbítero deu graças a Deus porque não houve perdas humanas. Só as perdas materiais eram grandes, como as mais de 800 casas que foram afetadas no Estado de “Guerrero”, onde se registrou o epicentro do sismo que alcançou a violência de quase 8 graus. “Deus cuida de todos, como pudemos ver durante o tremor”, afirmou depois um outro sacerdote..

Assim como foi impossível deixar de fazer alusões, correlações e até prognósticos entre o fenômeno sísmico e a visita apostólica do Papa ao país, é também natural que se faça uma correlação entre a atitude dos fiéis presentes na Basílica, o ambiente sobrenatural que ali foi criado e Nossa Senhora.

E essa correlação não necessita de muitos adjetivos. Ela é quase espontânea: basta ter Fé.

Nossa Senhora de Guadalupe, a Patrona celeste que abençoa e protege o México, é a mesma que é invocada pelos fiéis com outros tantos títulos. E entre eles estão os de Refúgio dos Pecadores, Consoladora dos Aflitos, Auxílio dos Cristãos…

E a lição celeste ficou ai para todos. Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, entendeu. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas