Gaudium news > Processo de beatificação de cardeal vietnamita avança com novas investigações

Processo de beatificação de cardeal vietnamita avança com novas investigações

Cardeal Van Thuan.jpg
Comissão estará no Vietnã colhendo novas informações para o processo de beatificação do Cardeal Van Thuân

Ho Chi Minh City (Quinta-feira, 22-03-2012, Gaudium Press) A Causa de Beatificação do ex-Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, o Cardeal vietnamita Francis Xavier Nguyn Van Thuân, falecido em 2002 de câncer, continua seu itinerário. Entre os dias 23 de março e 9 de abril, uma Comissão de investigação da Diocese de Roma estará no Vietnã para ouvir alguns testemunhos e coletar nova documentação. Esta comissão já esteve na França, Alemanha, EUA e Austrália.

A visita se articula em quatro etapas nas Dioceses em que o purpurado viveu durante algum tempo. A primeira, de 24 a 27 de março, será Ho Chi Minh City (ex Saigon) onde, há 37 anos, o então Dom Thuân foi nomeado Arcebispo coadjutor, uma semana antes da queda da cidade e do fim da guerra no Vietnã. Uma escolha que não agradou o novo regime, que o expulsou da Arquidiocese, prendendo-o sem processo durante 13 anos até 1988, passando a regime de prisão domiciliar até 1991, quando foi expulso do país.

Depois, a Comissão de investigação continuará seu trabalho na Diocese de Nha Trang. Em preparação desta visita, a Diocese instituiu uma comissão especial, da qual fazem parte alguns membros que conheceram pessoalmente o Cardeal Thuân, que guiou a Diocese de 1967 a 1975, os anos mais dramáticos da guerra no Vietnã.

Entre os dias 1 e 3 de abril, a delegação estará em Huê, cidade onde o cardeal vietnamita nasceu de uma família católica e onde fora ordenado sacerdote em 1953, antes de continuar seus estudos em Roma. A Comissão encontrará uma dezena de testemunhas e estudará os vários documentos sobre sua família e sua obra quando era vigário geral da Arquidiocese.

Entre as testemunhas estão o atual Arcebispo de Huê, Dom Nguyên Nhu Thê, seu amigo fraterno. Com ele, cinco sacerdotes diocesanos que se consideram seus filhos espirituais, um sacerdote idoso, algumas religiosas e três leigos membros do Instituto secular “Ésperance” por ele fundado.

A visita terminará em Hanói, onde a delegação diocesana ouvirá outros testemunhos de diferentes pessoas que tiveram contato com o Cardeal Thuân durante os longos anos de cárcere na capital vietnamita e os últimos três anos de prisão domiciliar, antes do exílio em Roma.

Em 1998, o Bem-aventurado João Paulo II o nomeou presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz e em 2001 o elevou ao cardinalato. A fase diocesana do processo de beatificação do Cardeal Thuân foi aberta em Roma em 22 de outubro de 2010. (LB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas