Gaudium news > Bispos argentinos defendem direito de ensino religioso nas escolas públicas

Bispos argentinos defendem direito de ensino religioso nas escolas públicas

Salta, Argentina (Quarta-feira, 21-03-2012, Gaudium Press) Dom Dante Bernacki, Vigário Geral da Arquidiocese de Salta, Argentina, salientou a necessidade e importância de respeitar o direito dos estudantes de escolas públicas que querem receber o ensino da religião católica.

simbolos-religiosos-escuelas-publicas_2.jpg

O prelado fez suas declarações após a sentença do juiz Marcelo Dominguez, que reiterou a proibição de práticas católicas nas escolas públicas da província argentina de Salta.

Segundo Dom Bernacki o juiz “levou em conta os direitos de uma minoria, mas ignorou a maioria, especialmente os mais pobres, que não têm acesso às escolas religiosas particulares ou a pagamento. Sempre foram respeitados os direitos de todos neste campo e a isenção pode se transformar em regra”.

A Arquidiocese de Salta publicou também um comunicado, assinado por diversos Bispos (dentre eles o Arcebispo Dom Mario Cargnello) no qual é ressaltado que o ensino da religião nas escolas públicas é um direito de pais e filhos. No texto está claro que a Igreja não quer exigir que todas as crianças sejam doutrinadas na religião católica, mas que elas possam ser livres para “receber instrução religiosa ou ser isentas, dependendo da decisão de seus pais”.

O texto termina mencionando os benefícios do ensino religioso “Estamos convencidos de que a educação religiosa promove a identidade, alimenta o legítimo pluralismo e contribui para o desenvolvimento de nossa sociedade”.

Com informações da Agência Fides.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas