Santo Padre nomeia dois Bispos Auxiliares para o Brasil
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 21-03-2012, Gaudium Press) Hoje, 21, o Santo Padre Bento XVI nomeou Dom Adriano Ciocca Vasino, pertecente a sede episcopal de Floresta (PE), para a prelazia de São Félix do Araguaia (MT). Nomeou também o sacerdote José Luiz Gomes de Vasconcelos, como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE) e o padre Giovanni Crippa, como Bispo Auxiliar de Salvador (BA).
Dom Adriano Ciocca Vasino |
O italiano Dom Adriano Ciocca desde 2 de maio de 1999 é Bispo de Floresta. Sua nomeação episcopal foi feita pelo Beato João Paulo II em 3 de março de 1999, sendo ordenado em 2 de maio do mesmo ano em Borgosesia Vercelli, sua cidade de origem, Itália. Era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, até a 49ª Assembléia Geral dos Bispos da CNBB em 2011.
São Félix do Araguaia
Vacante desde 21 de setembro do ano passado, a prelazia de São Felix teve como seu último Bispo, Dom Leonardo Ulrich Steiner, transferido para Arquidiocese de Brasília (DF). Durante o período de vacância, Dom Eugênio Rixen, Bispo de Goiás, foi nomeado como administrador apostólico da prelazia.
Monsenhor José Luiz Gomes de Vasconcelos |
Fortaleza
De acordo com a Nunciatura Apostólica, a nomeação do Monsenhor José Luiz Gomes de Vasconcelos, foi uma resposta ao apelo que Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, fez pedindo a colaboração de mais um Bispo auxiliar na Arquidiocese.
Atual reitor do Seminário Maior de Caruaru, Pernambuco, Monsenhor José Luiz, nasceu em maio de 1963 em Garanhuns, cidade do interior pernambucano. Seus estudos filosóficos e teológicos foram feitos na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Obteve o título de mestrado em Teologia Patrística no Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma e na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma se tornou mestre em História da Teologia.
Desde 2011 é presidente do Regional Nordeste 2 da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).
Monsenhor Giovanni Crippa |
Salvador
Monsenhor Giovanni Crippa, atual pároco da Paróquia da Santíssima Trindade, em Feira de Santana (BA), foi nomeado Bispo auxiliar de Salvador, atendendo ao pedido de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.
Nascido em Besana in Brianza, Milão, Monsenhor Crippa foi ordenado sacerdote em 1985. Na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, se tornou bacharel em teologia, na mesma universidade fez seu mestrado e doutorado em História da Igreja,
Em Turim, Itália, desempenhou o cargo de animador missionário e vocacional, além de membro da Equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata.
Em Feira de Santana, Brasil, foi vigário da paróquia Santíssima Trindade, Diretor Espiritual do Seminário Santana Mestra e Professor na Faculdade Católica. Foi Conselheiro da Província dos Missionários da Consolata no Brasil e membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Feira de Santana. (EPC)
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário