Gaudium news > Aulas de religião nas escolas são um direito dos pais, afirma Conferência Episcopal Espanhola

Aulas de religião nas escolas são um direito dos pais, afirma Conferência Episcopal Espanhola

Madri (Terça-feira, 20-03-2012, Gaudium Press) A Comissão Episcopal de Ensino e Catequese da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) apresentou o informe anual contendo o número de alunos que recebem formação religiosa e moral nas escolas.

O resultado foi de 4.696.247 alunos que atualmente recebem aulas de doutrina católica em suas escolas.

Escola.jpg
“Além da catequese, também as aulas de religião
também são necessárias”, afirmam bispos

A pesquisa aponta que 99,5% dos alunos que estudam em colégios católicos, participam das aulas de religião. Já nos colégios estaduais o número cai para 61,5% , subindo para 69,6% nos colégios de iniciativa leiga.

No informe, os bispos convidam aos pais “a fazerem uso do direito que tem para que seus filhos recebam a formação religiosa e moral católica na escola e, em consequência, os inscrevam nas aulas de religião e moral católica ou os motivem para que eles mesmos o façam”.

Os prelados sublinham que “este ensinamento tem um grande valor e é muito importante para a formação integral e cristã de seus filhos, o que eles se compremeteram em seu Batismo”.

Além disso, ressaltam que este “é um direito fundamental de seus pais, reconhecido pela Constituição espanhola” e “o estado deve garantir a formação religiosa e moral de seus filhos, se assim o manifestam os pais”.

Em vista disso, continua a nota, “todos os colégios e institutos, tanto estatais como de iniciativa social, estão obrigados a oferecer o ensino religioso como uma matéria optativa para que os pais possam exercer seu direito livremente e sem desestímulo nenhum. Se não são oferecidas aulas de religião, são os pais que devem pedi-la nos colégios para que se possa optar por ela sem obstáculos administrativos ou organizativos”.

Por fim, os Bispos lembram que “além da catequese, também as aulas de religião são necessárias para a conquista de uma formação cristã completa do aluno”. (EPC)

Com informações da AICA.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas