Mandato missionário está mais atual do que nunca
Dom Ilídio Leandro, bispo de Viseu |
Viseu (Terça-feira, 20-03-2012, Gaudium Press) Dom Ilídio Leandro, bispo de Viseu, região central de Portugal, afirmou no último domingo, que o mandato missionário deixado por Jesus aos seus discípulos “continua de pé e está mais atual do que nunca”, no meio da conjuntura socioeconómica que tomou conta da sociedade.
Segundo nota publicada pelo gabinete de comunicação da diocese, D. Ilídio Leandro encerrou o Ano Vocacional Comboniano recordando os pedidos de ajuda “que chegam no silêncio de tantos que não têm voz e no sofrimento dos que não têm ninguém que os ouça e lhes dê vida com sentido e com esperança”.
Diante de um público de aproximadamente duas mil pessoas, Dom Ilídio afirmou que “a chama acendida por São Daniel Comboni, fundador dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, continua a ser uma bela aventura para a vocação, no meio dos que precisam de pão, de paz, de liberdade”.
O responsável viseense aproveitou ainda para recordar algumas figuras que, à semelhança do bispo italiano (1831-1881), canonizado em 2003, encarnaram a “loucura” do amor de Deus. Madre Teresa de Calcutá, o Papa João Paulo II e Idalina de Aguiar da Beira, entre outras personalidades católicas, deixaram uma marca de “generosidade, de alegria, de amor, de entusiasmo” no mundo que, segundo Dom Ilídio Leandro, pode e deve ser prolongada.
Para o prelado, “há caminhos não andados que esperam por alguém e a Páscoa deste ano pode abrir horizontes para a vocação de quem quer ser feliz, ajudando a fazer felizes os outros. A congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus foi fundada por São Daniel Comboni a 1 de junho de 1867, em Verona, Itália.
O instituto religioso chegou a Portugal em 1947 e hoje tem casas em seis cidades, reunindo perto de uma centena de religiosos. (LB)
Deixe seu comentário