Gaudium news > Novo Hamburgo (RS) festeja Jubileu de Ouro da igreja Matriz São José Operário

Novo Hamburgo (RS) festeja Jubileu de Ouro da igreja Matriz São José Operário

Novo Hamburgo (Terça-Feira, 20/03/2012, Gaudium Press) A Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, está em festa com o Jubileu de Ouro de fundação da Igreja Matriz São José Operário, do bairro Canudos. Para festejar os 50 anos da matriz, pastorais e movimentos da região estão realizando uma novena preparatória desde o dia 16 de março, que se encerrará com a festa solene, no dia 25.

De acordo com a assessoria de comunicação da diocese, as reflexões da novena, realizadas sempre às 19h30, estão sendo embasadas no tema central: “Paróquia: fonte e vivência da fé”.

No dia 19, o padre Clair Rossa falou sobre o tema “As dores de São José: suas provações de fé”, com a benção das chaves de casas e carros.

Hoje, dia 20, o tema a ser abordado será “São José, o carpinteiro: seu trabalho como fonte de Santidade. O palestrante será o padre Vanderlei Barcelos e a benção especial será para as carteiras de trabalho e outros documentos.

No dia 21 de março, o padre Lucas Peres proferirá uma palestra sobre “São José, o vocacionado do Pai e nossa paróquia como lugar do chamado”, com benção especial para os idosos.

No dia 22, haverá uma reflexão sobre “A morte de São José e o prêmio da bem-aventurança ao cumpridor da fé”. O palestrante será o padre César Worst e a benção dos chás e remédios.

O tema “São José, pai e educador da fé” será refletido pelo padre Pacheco, e no final da reflexão será realizada a benção dos doentes.

No último dia da novena, dia 24, o padre Felipe Konzen falará sobre “São José, fonte de inspiração e testemunho para a nossa juventude”, com benção para jovens e crianças.

A festa solene de São José Operário, padroeiro da comunidade católica, acontecerá no dia 25 de março, com início às 8h com saída da carreata da Capela Sagrado Coração de Jesus, seguida da Santa Missa, às 9h30, na Matriz. Logo depois da celebração eucarística será realizado um almoço comemorativo. À tarde, a partir das 14h, haverá festejos populares com animação de uma banda da região.

História da Matriz

Quando ainda era capela da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Hamburgo Velho, durante a celebração de Crisma em 14 de maio de 1962, na então capela São José Operário, Dom Vicente Scherer, arcebispo da Diocese de Porto Alegre, ficou muito impressionado com a grande multidão de fiéis que o recepcionaram festivamente e também com a extensão do bairro Canudos. A partir daí, percebeu as necessidades espirituais daquele povo e fez a seguinte promessa: “Antes de minha seguinte visita, Canudos será paróquia há muito tempo”.

De forma muito ativa, após solicitação de Dom Vicente Scherer, a Paróquia São José Operário teve voz ativa e papel importante na articulação, para que Novo Hamburgo, com suas dimensões, tivesse uma diocese.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas