Igreja Católica no Japão lembra vítimas do terremoto que devastou o país há um ano
Cidades inteiras foram devastadas pelo terremoto seguido de tsunami |
Osaka (Terça-feira, 13-03-2011, Gaudium Press) Sexta feira, 11 de março de 2011; 14h46. Esta é a data e a hora das quais o mundo e, principalmente os japoneses, jamais se esquecerão. Um terremoto de 8,9 graus na Escala Richeter devastou a costa noroeste do Japão. Somente com o tremor de terra, 60 pessoas perderam a vida. Mas o abalo foi apenas o início de uma tragédia ainda maior. O fato de o epicentro do terremoto ter ocorrido no Oceano Pacífico, a 130 km da península de Ojika, gerou um tsunami com ondas que atingiram 10 metros de altura, destruindo parte das cidades costeiras do país.
Carros e barcos foram arrastados pela onda gigante que rompeu as barreiras de proteção de algumas localidades. Cerca de 600 réplicas de mais de 5 graus de magnitude sacudiram o Japão depois do terremoto. Juntas, as catástrofes deixaram mais de 20 mil mortos ou desaparecidos.
“O que aconteceu em março de 2011 jamais será esquecido em nossas vidas”. Este é um trecho da mensagem divulgada pelo Arcebispo de Osaka, Dom Leo Jun Ikenaga, para recordar o primeiro aniversário de um dos piores
Dom Leo Jun Ikenaga, Arcebispo de Osaka |
terremotos que se verificou no país.
Dom Ikenaga recorda aquele trágico dia: “O terremoto, forte e longo, nos deixou espantados. Logo depois, a trágica notícia se espalhou e mesmo aqueles que não foram diretamente atingidos também ficaram profundamente chocados”.
O prelado continua a carta lembrando do tsunami e do acidente na usina nuclear de Fukushima que “obrigou muitas pessoas a mudarem seu dia-a-dia, lidando com a ameaça de radiação”.
O Arcebispos de Osaka afirma ainda que “este evento permitiu que os japoneses demonstrassem sua solidariedade e sua força. Pessoas de todo o país foram até as áreas afetadas e trabalharam de maneira voluntária preparando refeições ou limpando as ruas dos escombros”.
Japoneses se uniram em oração para lembrar os falecidos pela tragédia |
Na ocasião deste primeiro aniversário, os bispos japoneses celebraram missas em todas as dioceses do país para recordar as vítimas do terremoto e rezar pela reconstrução das áreas atingidas.
A Igreja Católica japonesa recebeu inúmeras doações, seja do próprio país, seja da Igreja Católica em várias nações. Em especial, a Caritas Japonesa mobilizou mais de 2500 pessoas para ajudar os sobreviventes, não somente para suprir as necessidades mais urgentes, mas também oferecendo auxílio psicológico e apoio moral. (LB)
Deixe seu comentário