Gaudium news > Comissão de cardeais e bispos aprovam as virtudes heróicas do Servo de Deus Félix Varela

Comissão de cardeais e bispos aprovam as virtudes heróicas do Servo de Deus Félix Varela

Padre Felix Varela.jpg
Padre Félix Varela

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 09-03-2012, Gaudium Press) O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, celebrou no dia 6 de março a reunião plenária dos Cardeais e Bispos que aprovaram o decreto sobre as virtudes heróicas do Padre Félix Varela, considerado como o pai da pátria de Cuba.

Segundo o Postulador da Causa de Beatificação do Padre Félix Varela, Irmão Rodolfo Meoli, “os cardeais aprovaram o que disseram os teólogos. Tivemos o voto positivo da comissão de cardeais e bispos, e isso significa que agora o Prefeito da congregação dos Santos deve ir ao Papa Bento XVI que vai autorizar a proclamação do decreto das virtudes heróicas”.

Irmão Rodolfo explicou ainda que não se sabe quando o Papa vai aprovar o decreto. “Pretendo conversar com o Cardeal Amato para saber se todo o processo será apresentado ao Santo Padre antes de sua visita a Cuba”.

Ele informou que, em geral, “quando o Prefeito para a Congregação das Causas dos Santos apresenta ao Papa um decreto, ao mesmo tempo apresenta outros de diversos tipos, e isto pode provocar uma certa demora”.

A notícia já foi dada ao Cardeal Jaime Ortega y Alamino, Arcebispo de Havana. Também já foram comunicados Dom Felipe de Jesus Estévez, Arcebispo de San Agustín, Florida (EUA), onde morreu o sacerdote; Dom Nicholas Anthony DiMarzio, vice postulador da causa e Bispo do Brooklyn (Nova Iorque), onde Varela viveu por muitos anos.

Rodolfo Meoli diz estar feliz com o andamento do processo. “Todos me responderam com grande entusiasmo esperando que o Papa quando for a Havana, proclame Félix Varela como venerável”. Segundo ele, falta apenas que o Cardeal Amato apresente o relatório ao Papa para que a emissão do Decreto sobre as virtudes heróicas seja emitido.

Para declará-lo venerável não seria necessario nenhum ato público, como acontece nas cerimônias de beatificação e canonização. A notícia se tornaria pública através do L’Osservatore Romano. (LB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas