Gaudium news > Arquidiocese de Medellín, na Colômbia, desenvolve campanha para a Quaresma, centrada na educação

Arquidiocese de Medellín, na Colômbia, desenvolve campanha para a Quaresma, centrada na educação

Medellín (Sexta-feira, 09-03-2012, Gaudium Press) “Educar: é somar possibilidades de futuro”, é o lema da Campanha de Comunicação Cristã de Bens que a Arquidiocese de Medellín vem realizando desde 22 de fevereiro até o próximo dia 5 de abril para o Tempo da Quaresma.

arquidiocese.jpg

Esta Campanha, como ressalta um comunicado à imprensa emitido ontem, é uma prática espiritual arraigada na história e na cultura de Colômbia que vem sendo realizado na nação sul americana a mais de 20 anos.

“Seus fundamentos, foram encontrados principalmente enraizados na Encíclica ‘Populorum Progressio’ do Papa Paulo VI, que inspirou a Igreja Católica, de vários países europeus e da America Latina, a possibilidade de consolidar diversas campanhas de ajuda social no Advento e na Quaresma”, explica a Arquidiocese colombiana.

No referente à educação, que é o eixo central da campanha arquidiocesana deste ano, assinala o comunicado: “Sabemos que, como sociedade, temos uma grande dúvida pendente que se encontra centrada na grande lacuna de desigualdade que nos afeta a todos e todas , especialmente na área da educação, aspecto que abre muitas oportunidades. Este é um dado que dói e por isso, a Campanha de Comunicação Cristã de Bens, constitui um momento particular que nos permite sair de nós mesmos, buscando o outro, especialmente a aquelas e aqueles que mais sofrem”.

A Campanha, mais que uma coleta, é uma ocasião para refletir e viver ativamente a caridade: “Nossa Campanha de Quaresma, busca aprofundar o tempo de meditação, arrependimento e de renovação da vida cristã. Não é uma coleta, mas expressão de uma vivência espiritual para a qual, se tem definido três condutas: Oração, Penitência e Caridade”, destaca a Arquidiocese.

Justamente, sobre a caridade fez referência em sua mensagem de Quaresma o Arcebispo de Medellín, Dom Ricardo Tobón Restrepo, que retomando parte da mensagem de Bento XVI para este Tempo Litúrgico, chamou especialmente os sacerdotes a fazer suas as palavras do Santo Padre propagando com claridade aos fiéis “os três aspectos fundamentais da vida cristã: a atenção ao outro, a reciprocidade e a caridade como caminho de santidade”.

Com informações da Arquidiocese de Medellín.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas