Gaudium news > Bispos de Portugal enviam mensagens por ocasião da Quaresma a seus fiéis

Bispos de Portugal enviam mensagens por ocasião da Quaresma a seus fiéis

 D. José Francisco Sanches Alves (1).jpg
Dom José Alvez
Arcebispo de Évora
 

Lisboa (Sexta-feira, 24-02-2012, Gaudium Press) Na última quarta-feira de cinzas, 22, diversos bispos de Portugal enviaram mensagens às suas dioceses por ocasião da Quaresma, período que se iniciou naquele dia. Os temas que dominaram as cartas foram a solidão da velhice, a crise espiritual e, como não poderia deixar de ser, a crise econômica que afeta a Europa, e, particularmente, Portugal, deixando no país um rastro de pobreza.

bispo da guarda.JPG 
Dom Manuel Felício
Bispo de Guarda

Fazendo menção à crise financeira, o arcebispo de Évora, Dom José Alvez, declarou em sua missiva que todos os dias crescem as dificuldades no país e destacou como caso particular as pessoas de idade avançada que vivem sozinhas e “chegam mesmo a morrer sem que alguém tenha se dado conta, durante semanas, meses e até anos”. Neste sentido, serve como complemento a carta do bispo de Aveiro, Dom António Francisco dos Santos, apelando para que os cristãos cuidem dos mais velhos.

 Bispo Portalegre.jpg
 Dom Antonino Dias
Bispo de Portalegre
-Castelo Branco

O bispo de Guarda, Dom Manuel Felício, também fez referência à crise, alertando para o aumento de pedidos de ajuda material, já que faltam meios para atender às necessidade mais básica de subsistência. Conforme o prelado, o prognóstico não é dos mais favoráveis. “A evolução dos acontecimentos nos faz prever que as dificuldades vão aumentar”, declarou.

d-manuelpelino.jpg 
Dom Manuel Pelino
Bispo de Santarém

Com o objetivo de evitar maiores danos ao povo português, o bispo de Portalegre-Castelo Branco, Dom Antonino Dias, defendeu em sua mensagem que o governo cumpra o acordo e assuma a dívida. Já o cardeal-patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, preferiu exortar os católicos a “integrarem o lote das vozes”que estão a tentar suscitar a esperança em Portugal”, durante um período que ele considera “particularmente difícil”.

bispo de leiria.jpg
Dom Antonio Marto
Bispo de Leiria-Fátima

Por sua vez, o destaque da carta do bispo de Santarém, Dom Manuel Pelino, diz respeito à crise da espiritualidade. O prelado alertou os fiéis para “os valores em moda, a vaidade, a preocupação pela aparência, e a satisfação dos instintos naturais”, que levam a “relativizar e a confundir o bem e o mal”. Também sobre este tema, o bispo de Leiria-Fátima, Dom Antonio Marto, pediu para que se cultivasse e alimentasse uma “espiritualidade do compromisso e da santificação do mundo”.

Com informações da Agência Ecclesia.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas