Gaudium news > "Extremismo religioso é fenômeno minoritário na Índia”, diz novo cardeal do país

"Extremismo religioso é fenômeno minoritário na Índia”, diz novo cardeal do país

Sua Beatitude George Alencherry, Arcebispo-Mor de Ernakulam-Angamaly dos Sírio-Malabares (Índia).jpg
Cardeal George Alencherry

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 22-02-2012, Gaudium Press) Pouco antes de receber o barrete cardinalício no último consistório realizado no último sábado, 20, no Vaticano, o bispo indiano, Dom George Alencherry, agora cardeal, falou a agência de notícias católicas da Ásia, UCA, sobre a situação religiosa na Índia. O prelado comentou a respeito do extremismo hindu e também da situação de castas no país.

Como explica o prelado, grupos extremistas hindus no país tentam instrumentalizar a religião para fins eleitorais. Segundo Dom Alencherry, mesmo representando apenas 1,9% da população da Índia, estes grupos, através de seu lobby, conseguiram ganhar voz no Governo e fazer valer as suas reivindicações contra os direitos cristãos. O prelado reitera, que mesmo responsável por delitos atrozes o extremismo religioso é um fenômeno minoritário na Índia.

Outra questão levantada pelo novo cardeal foram as políticas discriminatórias contra os dalits cristãos. Conforme o prelado, os dalits a Índia, são os assim chamados “sem casta”, e dentre eles, os convertidos ao cristianismo ou ao islamismo, são excluídos dos benefícios constitucionais reconhecidos aos “sem casta” hinduístas e sikh.

Para o purpurado, há um temor dos políticos indianos de que haja uma conversão em massa ao cristianismo. Por isto, segundo ele, este tratamento discriminatório. (BD)

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas