Gaudium news > Aumentam Declarações de Renda em favor da Igreja na Espanha

Aumentam Declarações de Renda em favor da Igreja na Espanha

Madri (Quinta-feira, 16-02-2012, Gaudium Press) A Igreja católica na Espanha, uma vez mais recebeu um importante apoio de contribuintes que assinaram em seu favor na Declaração de Renda 2011. Como informou o episcopado espanhol, o número total de declarações que beneficiaram a Igreja no ano passado foi de 7.454.823, cerca de 185 mil assinaturas a mais do que em 2010. Se se leva em conta que 23, 8% desta declarações são conjuntas, a estimativa da Igreja no país é de que mais 9, 2 milhões de contribuintes se declararam católicos.

Marca X Igreja Espanha.jpeg
Conforme a Igreja espanhola, parte dos resultados se deve à
campanha “X Tantos

Ainda que estas cifras sejam significativas, a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) também informou que devido ao impacto gerado pela crise econômica europeia, o montante global da cota íntegra obtida com as declarações experimentou um descenso considerável em relação a 2010. Foram declarados 248. 2 milhões de euros frente aos 249.4 da passada Declaração de Renda.

Sobre este decréscimo, a CEE assinala em comunicado: “Se a diminuição não foi ainda maior é por causa do incremento do número de declarações, que compensaram algo no descenso geral das magnitudes mencionadas”.

Não obstante, o episcopado do país ibérico faz uma avaliação otimista dos dados obtidos, considerando que “apesar do contexto geral de crise (…), os resultados deste exercício são positivos e permitem manter o sustento das atividades básicas da Igreja em níveis de eficácia e austeridade semelhantes aos que vieram sendo habituais até agora”.

Igualmente, os bispos espanhóis consideram importante o aumento no número de pessoas que nos últimos 5 anos decidiram assinar em sua declaração a favor da Igreja. O aumento de cerca de 1 milhão de assinaturas neste período mostra, segundo os prelados, “que a percepção real que a sociedade tem da Igreja é positiva”.

Conforme a Igreja espanhola, parte dos resultados obtidos com as assinaturas que favorecem a Igreja na Declaração de Renda se deve à campanha “X Tantos”, que a Igreja no país europeu vem realizando nos últimos anos. Esta iniciativa teve como objetivo animar os católicos e pessoas que apreciam o trabalho da Igreja na Espanha a marcar um “X” a favor dela na Declaração de Renda anual.

Estes dados também foram apresentadona última quarta-feira, 15, em uma coletiva de imprensa realizada na sede da CEE, na qual participaram o secretário geral da CEE, bispo auxiliar de Madri, Dom Juan Antonio Martínez Camino, e o vice-secretário para Assuntos Econômicos da CEE, Dom Fernando Giménez Barriocanal.

Com informações do Escritório de Informação da Conferência Episcopal Espanhola.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas