Gaudium news > Episcopado da Espanha realizará 5ª Jornada de Estudo e Informação sobre o Patrimônio Cultural da Igreja

Episcopado da Espanha realizará 5ª Jornada de Estudo e Informação sobre o Patrimônio Cultural da Igreja

Madri (Terça-feira, 14-02-2012, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Espanhola, por meio da Comissão Episcopal para o Patrimônio Cultural, realizará entre 21 e 22 de março na cidade de Madri, a 5ª Jornada de Estudo e Informação sobre o Patrimônio Cultural da Igreja. O objetivo do encontro é refletir e dialogar sobre a defesa e proteção deste patrimônio.

“Estas jornadas foram organizadas no marco do Projeto de Investigação ‘A liberdade religiosa na Espanha e o Direito Comparado: sua incidência na comunidade de Madri’, aprovado pela Assessoria de Educação da Comunidade de Madri”, conforme explica o Episcopado Espanhol em informa referente ao evento.

O encontro começara às 10h, horário local, com oração e saudação do presidente da Comissão Episcopal para o Patrimônio Cultural, Dom Jesús García Burillo, que também é bispo de Ávila. Na sequência, o bispo de Ibiza, Dom Vicente Juan, em união com o diretor do Secretariado da Comissão Episcopal para o Patrimônio Cultural, Manuel Íñinquez Ruiz Clavijo, apresentará uma mecânica da jornada, assim como o preâmbulo dos temas que se abordarão.

Entre os temas que serão abordados durante a Jornada estão: o “Regime Tributário dos bens culturais de titularidade eclesiástica”; “As Comissões Mistas: seu funcionamento e eficácia”; “O não registro dos bens da Igreja: com especial referência aos Bens Culturais”; a “Segurança e defesa do Patrimônio Cultural”, além de outros.

A Jornada é especialmente dirigida para os delegados e diretores do Patrimônio Cultural nas dioceses, assim como delegados dos bispos nas Comissões Mistas, diretores de museus e arquivos, ecônomos e advogados das dioceses, presentes dos cabidos, professores de Direito Canônico, Direito Eclesiástico do Estado e de Direito Administrativo, arquitetos e os responsáveis da administração estatal e autônoma dos bens culturais.
Com informações do Escritório de Informação da Conferência Episcopal Espanhola.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas