Secretário Geral da Conferência Episcopal Colombiana assume a Diocese de Fontibón
Dom Juan Vicente em entrevista à Gaudium Press fala sobre sua nomeação para a Diocese de Fontibón |
Bogotá (Segunda-feira, 13-02-2012, Gaudium Press) Em entrevista à Gaudium Press durante a realização da Assembléia Plenária do Episcopado Colombiano, o secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Juan Vicente Córdoba, falou sobre sua posse como bispo da Diocese de Fontibón, em Bogotá, que aconteceu no último sábado na Catedral de Fontibón e que contou com a presença do Núncio Apostólico na Colômbia, Dom Aldo Cavalli.
Dom Juan Vicente manifestou sua alegria por esta missão que lhe foi confiada pelo Papa Bento XVI como pastor de uma diocese urbana. “Hoje estou muito contente, creio que seja um bom momento de iniciar o meu pastoreio. E para um bispo que dado pelo Papa para uma diocese, é como um pai e uma mãe que é dado às crianças”.
O prelado explicou também que esta etapa que se inicia é um grande desafio, já que lhe foi confiada uma diocese numa parte de Bogotá, com 1.6 milhões de habitantes sendo totalmente urbana. “É a única das 76 dioceses totalmente urbana na Colômbia, com um canal de televisão – Cristovisión – seminário, uma diocese com todos os níveis sociais, muito compacta porque está bem delimitada”.
Sobre os desafios que passará a enfrentar ao assumir a Diocese de Fontibón, Dom Juan Vicente afirmou que o maior será a evangelização de uma grande cidade. “Vamos fazer uma evangelização urbana. Na pós-modernidade, em um mundo com grandes avanços tecnológicos e onde a metrópole e a megalópole ultrapassam as expectativas de planejamento e planificação, se sofre graves consequências, principalmente no terceiro mundo, onde há pobreza e desigualdade. Estes são enormes desafios”.
O prelado afirmou também que outro desafio será levar um importante trabalho pastoral a um mundo secularizado “onde Deus não conta e poder evangelizar-lo de uma maneira carinhosa, com diálogo, respeito, mas com objetividade”.
Dom Juan Vicente Córdoba assume a diocese que era comandada por Dom Enrique Sarmiento ângulo, que apresentou no ano passado ao Papa Bento XVI sua renúncia por limite de idade e que, para o Secretário da Conferência Episcopal, “um bispo maravilhoso, de uma grande visão e um homem de muita autoridade pelo seu testemundo de vida”.
Dom Juan Vicente Córdoba
O novo bispo da Diocese de Fontibón é equatoriano e nasceu em 23 de julho de 1951 quando sua família estava em serviço diplomático da Colômbia no Equador. Entrou para a Companhia de Jesus em 1969 recebendo seu presbitério em outubro de 1979. Sua última etapa de formação como jesuíta foi no Canadá em 1984 e professou seus votos na Companhia de Jesus em fevereiro de 1988.
Em junho de 2004 e hoje beato João Paulo II, o nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Bucaramanga. Em 2007 foi nomeado delegado dos Bispos Colombianos para participar da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, realizada em Aparecida. Em 2008 tornou-se presidente da seção de Educação do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) e em julho de 2009, a 87ª Assembléia Plenária do Episcopado Colombiano o nomeou como Secretário Geral da Conferência Episcopal Colombiana.
Reportagem: Sonia Trujillo
Tradução: Luciano Batista
Deixe seu comentário