Gaudium news > Diocese de Vacaria (RS) festeja 60 anos da Romaria de Ibiaçá

Diocese de Vacaria (RS) festeja 60 anos da Romaria de Ibiaçá

Vacaria (Segunda-Feira, 07-02-2012, Gaudium Press) A Diocese de Vacaria, localizada na região Nordeste do Rio Grande do Sul, está em festa neste mês de fevereiro, preparando-se para a realização da tradicional Romaria de Ibiaçá, município gaúcho. E de modo especial, esse ano, a festividade terá um significado ainda maior, pois completam-se 60 anos que o povo católico da região visita Ibiaçá com o intuito de professar a fé e prestar homenagem a Nossa Senhora venerada com o título de Consoladora dos Aflitos.

romaria ibiaçá foto.jpg
A edição deste ano da romaria terá como tema “Com a Mãe consoladora, reavivar o dom de Deus em nós”

A edição deste ano da romaria terá como tema “Com a Mãe consoladora, reavivar o dom de Deus em nós”, e segundo o sacerdote diocesano Padre Rene Zanadréa, ao celebrar 60 anos de romarias à Mãe de Jesus, a diocese e seus fiéis católicos estão dispostos a reavivar a graça do batismo, que congrega todos no seguimento de Cristo, no cumprimento da missão de serem discípulos autênticos de Jesus que é o forte apelo que o mundo atual faz a todos os cristãos.

“Fazendo-se romeiros, em Ibiaçá, o discípulo de Jesus – Filho de Maria – nos animamos mutuamente a imbuir nossa existência de ousadia, de confiança no criador que noz fez únicos. O desafio, portanto, é não se envergonhar de dar constantemente o testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo que ‘nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça’, enfatizou o sacerdote.

A programação das festividades se inicia no dia 17 de fevereiro, com a novena preparatória, que se estenderá até o dia 24 de fevereiro, sempre às 19h30. Os temas refletidos em cada noite da novena serão os seguintes: reavivar o dom de ser batizado; reavivar o dom da fé; coroação de Nossa Senhora; reavivar o dom da esperança; reavivar o dom da caridade; reavivar o dom de seguir a Jesus; reavivar o dom de ser Igreja; e reavivar o dom de ser romeiro.

No sábado, dia 25 de fevereiro, serão realizadas missas às 7h, 9h, 14h e 16h. E à noite, a partir das 19h30, haverá uma missa campal com romaria e procissão luminosa. Já no domingo, dia 26 de fevereiro, as celebrações eucarísticas acontecerão às 5h15, 6h30, 7h30, 8h30 e 10h. À tarde, a partir das 15h, será realizada a benção da saúde e de objetos religiosos com o Santíssimo Sacramento, a procissão com carro andor e o encerramento da romaria. A organização da festa estima que mais de 120 mil pessoas participem da festa este ano.

O Santuário Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá fica localizado na Rua 15 de maio, número 301, em Ibiaçá, no Rio Grande do Sul. Mais informações pelo telefone (54) 3374 1280.

Início do Santuário
Em 1970 se iniciou a construção do atual Santuário Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá. No dia 22 de fevereiro de 1977 o bispo diocesano, Dom Henrique Gelain, elevou a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos à categoria de Santuário Diocesano.

Origem da devoção
Certa vez, um sacerdote chamado Narciso Zanatta, quando ainda era seminarista, teve sérios problemas de saúde que o ameaçavam de seguir em seus estudos que o levariam a ser sacerdote. Orientado pelos seus superiores, apegou-se à oração. Recorrendo a Maria, rezava a Ladainha de Nossa Senhora e a pedia sobretudo através da invocação Consoladora dos Aflitos. Em pouco tempo o então seminarista recuperou-se plenamente. Em sinal de gratidão, ele assumiu o compromisso de levar a todos os lugares que trabalhasse a devoção à Virgem Maria com o título de Consoladora dos Aflitos.

Após sua ordenação sacerdotal, padre Narciso foi nomeado para trabalhar na paróquia de Santa Filomena, de Ibiaçá, na Diocese de Vacaria. Sua posse aconteceu no dia 10 de fevereiro de 1952. Ele, como havia prometido, tratou logo de propagar e introduzir a devoção a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. E no dia 25 de maio de 1952 realizou a primeira romaria. E de lá para cá a devoção só aumentou e se espalhou rapidamente em todo o Sul do Brasil, Paraguai e Argentina. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas