Fiéis de Castellón de la Plana, na Espanha, celebram “Passagem pelo Manto”
Castellon de la Plana (Terça-feira, 31-01-2012, Gaudium Press) Na Basílica de Nossa Senhora de Lledó, em Castellón de la Plana, cidade da comunidade valenciana, todos os anos, por ocasião da comemoração da Apresentação de Jesus no Templo, tem lugar o tradicional “Paso por el Manto” (“Passagem pelo Manto”, em espanhol), que se dedica às crianças nascidas durante o ano transcorrido. Assim, ocorreu no último domingo, 29.
| Basílica de Nossa Senhora de Lledó, na Espanha/ Foto: Comunidade Valenciana |
Às 11h, o prior da Basílica, Dom Josep Miquel Francés, celebrou a eucaristia. Ao final da missa a imagem da padroeira foi levada até os pés do Altar Maior, “um dos poucos acontecimentos nos quais a imagem da venerada Maria de Deus de Lledó se encontra mais próxima dos fíeis”, segundo manifestou o prior.
Após as orações de rigor e do canto da Salve, teve início “A Passagem pelo Manto”, em que as famílias ofereceram seus filhos à proteção da Virgem. A cada turno, as Ajudantes da Virgem expediam um Diploma, com o nome da criança e a assinatura do Prior da Basílica, em testemunho do acontecimento.
Aproximadamente 450 pessoas desfilaram diante da Virgem de Lledó, a Padroeira de Castellon de la Plana, pedindo seu proteção e ação de graças.
| Virgem de Lledó, padroeira de Castellón de la Plana |
Virgem de Lledó
A Virgem de Lledó, a venerada “Maria de Deus de Lledó”, conforme a história, foi encontrada em 1366 pelo campesino Perot de Granyana, lavrador que arava com seus bois quando levantou uma pedra nas raízes de uma árvores de “almez”. Sob a pedra se achava a imagem, que então recebeu o nome de Virgem de Lledó, pois em valenciano Lledó significa “almeza”, o fruto do “almez”.
Já escritos do século XIV registram a existência de uma capela que comemora a descoberta da imagem. A capela foi ampliada no século XVI e concluída como basílica no século XVIII.





Deixe seu comentário