No Rio, Ano do Discipulado vai responder “o que significa ser discípulo de Cristo”
Rio de Janeiro (Segunda-feira, 23-01-2012, Gaudium Press) A festa em memória de São Sebastião, dia 20, reuniu cerca de 200 mil pessoas na capital carioca.
Após intensa programação, que contou com 13 dias de peregrinação de Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, com a imagem de São Sebastião, a Arquidiocese do Rio de Janeiro iniciou com a festa, o “ano do Discipulado”.
“A proposta consiste em viver tudo o que está se fazendo, só que sob o enfoque específico do discipulado”, disse o coordenador arquidiocesano de pastoral, Monsenhor Joel Portela.
Em novembro do ano passado a Assembléia Arquidiocesana determinou que as atividades pastorais deste ano sejam marcadas pela reflexão da questão “o que significa ser discípulo de Cristo?”. Nessa assembléia foi aprovado o 11º Plano de Pastoral de Conjunto, que prevê um tema específico a ser trabalhado entre os anos de 2012 a 2016.
Os anos pastorais da Arquidiocese iniciam-se na festa de São Sebastião e terminam na festa de Cristo Rei. O tema deste ano é Nosso Senhor Jesus Cristo, com uma relação pessoal que se tem com Ele, para amadurecer a proposta do discipulado.
Apesar de não serem programadas atividades específicas para a reflexão deste ano, segundo Monsenhor Joel, haverá uma prioridade pastoral: a iniciação cristã. “Cuidaremos com mais afinco da Animação Bíblica de toda a Pastoral” afirma o presbítero. (EPC)
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário