Relíquias de Beato João Paulo II ficarão expostas para veneração em Cali, na Colômbia
Cali (Quinta-feira, 19-01-2012, Gaudium Press) Esta semana uma notícia causou grande alegria aos fiéis de Cali, na Colômbia. A partir do próximo fim de semana a cidade exporá para veneração da população local e de peregrinos relíquias do Beato João Paulo II.
A presença destas relíquias, junto com outra que permanecerá na Universidade de la Sabana em Chía – segundo informação difundida no blog do embaixador da Colômbia ante a Santa Sé, César Maurício Velásquez – foi uma solicitação que fez a Igreja de Cali ao Vaticano por meio do diplomata colombiano.
As relíquias são pequenas amostras de sangue do Beato, que foram coletadas em vida dias antes do falecimento do Papa e colocadas em pequenos panos que agora são protegidos por tecas (caixinhas onde se guardam as relíquias).
As amostras de sangue de João Paulo II foram colocadas em pequeno panos, que agora estão guardados em tecas, pequenas caixinhas |
Sobre o que significa para os fiéis católicos de Cali ter de maneira permanente uma relíquia de João Paulo II na cidade, em entrevista com o Periódico El País de Cali falou o arcebispo local, Dom Dario de Jesús Monsalve. “É uma mensagem. Cali necessita todo este caminho e valorizar a vida, de protegê-la, de retirar de nosso coração toda a tendência homicida e assassina; e João Paulo II é um exemplo de como uma pessoa de nosso tempo dedica a vida aos demais”.
As relíquias, que chegaram à Cali na última terça-feira, serão levadas à igreja de São Fernando Rey, onde permanecerão para veneração dos fiéis até que sejam levadas definitivamente à Paróquia João Paulo II, que ainda está sendo construída.
Peregrinação das relíquias de João Paulo II pela Colômbia
A chegada destas relíquias às cidades colombianas coincide com a peregrinação de um outro relicário com uma amostra de sangue do Beato João Paulo que chegará à Colômbia a partir de Roma trazida pelo postulador da canonização do pontífice, Dom Slawomir Oder.
A peregrinação da relíquia começará amanhã às 9h na Catedral Primaz da Colômbia, em Bogotá, onde às 1h terá lugar uma solene celebração eucarística. No período vespertino, a relíquia ficará exposta para veneração dos fiéis.
O relicário passará a noite de sexta-fera, 20, no canal de televisão “Cristovisión”, e continuará sua peregrinação no sábado 21 de janeiro na paróquia María Reina, no Bairro Santa Fé, em Bogotá. No dia 22 de janeiro, o material sagrado estará na cidade de Cartago, no departamento colombiano do Valle del Cauca.
Esta peregrinação se faz no marco de um encontro com vítimas da violência no país e será realizada como uma gesto de reparação espiritual ás vítimas.
A peregrinação das relíquias está sendo organizada por um grupo de leigos liderados por Diana Sofia Giraldo, com o apoio da Conferência Episcopal da Colômbia, da Catedral Primaz da Colômbia, da Fundação Vítimas Visíveis e da Universidade Sérgio Arboleda.
Apresentação de Livro sobre João Paulo II
Em meio a este acontecimento, Dom Oder também apresentará seu livro “Por que é Santo”, biografia espiritual do Beato Papa. O livro será exibido em um evento que terá lugar amanha às 16h da tarde no Club El Nogal, em Bogotá.
Texto original de Sonia Trujillo.
Deixe seu comentário