Gaudium news > Cerca de 7 mil pessoas assistiram a cursos das Escolas de Verão 2012 no Chile

Cerca de 7 mil pessoas assistiram a cursos das Escolas de Verão 2012 no Chile

Santiago (Quarta-feira, 18-01-2012, Gaudium Press) Cerca de 7 mil pessoas assistiram os cursos realizados pelas Escolas de Verão em 2012, instituição de formação dirigida principalmente a leigos e que a cada ano organiza o Instituto de Pastoral Santiago (Inpas), em conjunto com os vicariatos zonais e ambientais da Arquidiocese.

No último sábado, 14, no colégio Sagrados Corações de Alameda, foi realizada a cerimônia de encerramento dos cursos pelo bispo auxiliar de Santiago, no Chile, Dom Cristián Contreras Villarroel. Em sua apresentação, o prelado disse também que a criação de um Dicastério para a Nova Evangelização, o aniversário de 50 anos do início do Concílio Vaticano II e o Ano da Fé, que começa em outubro próximo, têm como contrapartida uma realidade de secularização constante vivida na Europa ocidental cristã e de crise de fé.

A respeito, Dom Contreras comentou a mensagem do Papa Bento XVI ao convocar o Ano da Fé, destacando que “sucede hoje com frequência que os cristãos se preocupam muito com as consequências sociais, culturais e políticas de seu compromisso, ao mesmo tempo que seguem considerando a fé um pressuposto óbvio da vida comum”, quando em realidade sentimos “uma profunda crise de fé que afeta muitas pessoas”.

Para fazer frente a este novo desafio e “para dar resposta à sociedade atual”, Dom Cristián exortou os fiéis a realizar uma releitura da constituição “Gaudium et Spes” e internalizar seu ensinamento no sentido de que “os gozos, as esperanças, tristezas e angústias dos homens de nosso tempo, são também dos discípulos de Cristo”. O bispo também fez um chamado a não temer os tempos de hoje e a ser imagem e semelhança de Deus em cada realidade particular.

“Não devemos nos retrair ante os desafios que a sociedade e a cultura atual nos põem, porque estes são nossos tempos e os tempos são o que somos nós. E se nós somos mais imagem e semelhança de Deus, mais transparentes deste mistério de Deus, que mora em nós, os tempos serão melhores”, manifestou.

Após a exposição do bispo, efetuou-se a entrega dos diplomas e certificados aos participantes dos distintos cursos realizados nesta versão das Escolas de Verão.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas