Já acontece em Maringá (PR) o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude
Maringá (Terça-feira, 10-01-2012, Gaudium Press) Desde o dia 8 de janeiro já se encontram em Maringá, no Estado do Paraná, mais de 600 jovens que vieram de todas as regiões do Brasil para participar do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). O evento é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ) se reúne em uma diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos e pela primeira vez acontece em uma cidade da região Sul do País.
Os assessores e os especialistas estão conduzindo com os jovens, no decorrer da semana, várias atividades |
Com o tema central “Somos Igreja Jovem” e com o lema “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida”, o encontro reúne vários bispos do Brasil e especialistas e autoridades que trabalham com o público juvenil, como a secretária nacional da Juventude (SNJ), Severine Carmem Macedo, o secretário executivo da SNJ, Rodrigo Amaral, representando o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Gabriel Medina.
Os assessores e os especialistas estão conduzindo com os jovens, no decorrer da semana, várias atividades, contemplando temas como o Concílio Vaticano II, o projeto de revitalização da Pastoral Juvenil da América Latina, políticas públicas e direitos para a juventude, as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja do Brasil, a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, entre outros. A proposta visa possibilitar um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira a partir das experiências dos grupos de jovens.
Segundo o arcebispo metropolitano de Maringá, Dom Anuar Battisti, essa edição do encontro marca uma etapa fundamental no processo de evangelização da juventude. “Com a participação dos jovens nós queremos juntos retomar este caminho, fazendo com que cada um seja protagonista; jovem evangelizando jovem”, destacou o prelado.
Programação
O encontro teve início no domingo, 08, com a celebração da Santa Missa que foi presidida pelo presidente da Comissão Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro da Silva. Mais de 2 mil pessoas lotaram a Catedral de Maringá.
Já na segunda-feira, 09, pela manhã, houve uma cerimônia no Centro de Formação Bom Pastor, local do encontro, que marcou a abertura oficial dos trabalhos. Hildete Emanuele, que foi secretária nacional da PJ no período 2008-2010, conduziu uma palestra com o tema “Somos Igreja Jovem – A juventude na vida da Igreja”. Em seguida, o assessor político da CNBB, Padre Geraldo Martins, falou sobre a temática “Somos Igreja jovem em mundo de mudanças”.
Hoje, durante todo o dia, os participantes serão enviados em grupos de até 50 jovens para 12 paróquias da região de Maringá, onde serão realizadas visitas missionárias. Os jovens terão a possibilidade de conhecer as realidades locais e também partilhar as experiências de ser Igreja de outras regiões do País.
A missa de encerramento do 10º ENPJ acontecerá no sábado, 14, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. A celebração iniciará às 15h e será presidida por Dom Anuar Battisti. Após a cerimônia, por volta das 17h30, os jovens se concentrarão no estacionamento do estádio Willie Davids para realizar uma marcha em favor da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A manifestação será acompanhada por um trio elétrico e terminará na Praça da Prefeitura.
Pastoral da Juventude
Considerada a maior organização juvenil do Brasil, a Pastoral da Juventude (PJ) é uma ação organizada pelos jovens católicos que, em pequenos grupos nas comunidades, vivem sua missão de anunciar Jesus Cristo.
Presente em 80% das dioceses da Igreja Católica no País, a PJ defende uma educação popular e também a educação da fé como caminho que possibilita aos jovens uma formação integral da pessoa humana.
A Pastoral faz parte da articulação da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, e têm como prioridade capacitar lideranças para serem formadoras de outros jovens, construindo a cidadania e os tornando protagonistas de outro mundo possível. (FB)
Deixe seu comentário