Milhares de fiéis participam da grande Festa da Virgem do Rosário de Andacollo, no Chile
La Serena (Quarta-feira, 28-12-2011, Gaudium Press) Durante os dias 24, 25 e 26 de dezembro, milhares de fiéis e peregrinos lotaram o pequeno povoado andino de Andacollo para participarem da Grande Festa da Virgem do Rosário. A celebração, que é organizada pela Arquidiocese de La Serena, contou para esta ocasião com a presença do núncio apostólico no Chile, Dom Ivo Scapolo. Ele presidiu a Missa Central.
Após uma longa peregrinação noturna pela costa que conduz a Andacollo e que muitos devotos realizaram a pé, os fiéis participaram da missa de alvorada, que se iniciou às 6h, no templo menor, dando assim oficialmente o “vamos” a festa. Paulatinamente, durante o transcurso da manhã, foram chegando também os grupos de dança religiosa que todos os anos rendem uma homenagem a sua “Chinita”.
À espera da Missa Solene, o ambiente era de profunda devoção. Os assistentes, que lotavam os bancos do templo, de joelhos e com velas nas mãos, agradeciam à Santíssima Virgem por sua intercessão e cuidado. Em um lado do templo, os sacerdotes começavam o sacramento da reconciliação, enquanto que do lado de fora os grupos de dança realizavam, com entusiasmo, suas danças coloridas ao ritmo da música.
Trabalhar na mina do Senhor para ter acesso a seus dons e entregá-los a todos
Próximo ao meio dia, na Basílica, foi iniciada a Missa principal que foi celebrada pelo Núncio Apostólico, Dom Ivo Scapolo, e concelebrada pelo arcebispo de La Serena, Dom Manuel Donoso, e numerosos sacerdotes e seminaristas da Arquidiocese.
Em sua homilia, Dom Scapolo entregou a saudação do Santo Padre a todos os fiéis e os convidou a viver este encontro como verdadeiros católicos, “com o coração aberto a todos”. O prelado também agradeceu aos líderes dos grupos de dança religiosa e a possibilidade de poder participar “desta binita festa tão cheia de fervor e amor à Virgem”.
Referindo-se aos trabalhos de mineração que realizam os habitantes de Andacollo, o prelado destacou que “entender e transmitir aos irmãos o amor de Deus requer também muita dedicação e esforço”, afirmando que nesta tarefa a reza do rosário “ajuda a compreender melhor o plano de Deus para cada um”.
Após a celebração eucarística, a imagem da Virgem de Andacollo foi levada até o átrio da Basílica, onde cerca de 100 grupos de dança lhe rendaram uma bela homenagem e se comprometeram ante Ela a participar das celebrações no próximo ano.
Finalmente, todos os presentes acompanharam à Virgem do Rosário, em romaria, pelas ruas do povoado mineiro.(BD)
Deixe seu comentário