Conferência Episcopal Venezuelana adverte para “risco de colapso” corrido pela democracia no país
Caracas (Quarta, 07-04-2009, Gaudium Press) Por meio de nota distribuída à imprensa nesta terça-feira, dia 7, a presidência da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) advertiu que o sistema democrático do país está correndo ‘grave risco de colapso’.
“Ignorar a positiva descentralização, concentrando sempre mais o poder do executivo, deteriora o estado de direito e despoja as instâncias regionais e municipais de sua autonomia, ameaçando o sistema democrático”, afirma a CEV.
Os bispos se referem a uma reforma da Lei de descentralização, recentemente aprovada pela Assembléia Nacional, por meio da qual o Governo central retomou o controle de portos, aeroportos e rodovias nacionais. A administração desta infra-estrutura, até o momento, correspondia aos governadores estaduais geograficamente competentes.
“Os moradores de cidades, do campo e das fronteiras não sabem a quem recorrer para pedirem proteção eficaz diante da ação impune de delinqüentes, seqüestradores, narcotraficantes e contrabandistas”, denuncia a entidade.
Sem citar casos concretos, o episcopado menciona os detidos, processados e condenados aos quais não é reconhecido um processo devido, a defesa e um julgamento imparcial.
A CEV também pede a Deus que ajude as autoridades a exercer suas responsabilidades com justiça, liberdade de consciência e transparência, e a colocar no centro de suas atuações o respeito à dignidade da pessoa.
Deixe seu comentário