Procissão de Domingo de Ramos reuniu 70 mil pessoas em Salvador
Salvador (Terça, 07-04-2009, Gaudium Press) Cerca de 70 mil pessoas participaram da procissão de Domingo de Ramos em Salvador, que este ano ganhou dimensão maior por conta do projeto “Santa Semana do Salvador”. O projeto é uma parceria entre arquidiocese de Salvador e o Ministério do Turismo.
Após a bênção concedida pelo cardeal de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, um carro alegórico transformado em palco andante adentrou a praça do Campo Grande reproduzindo, do alto, a cena que estava sendo revivida pelos fiéis: Jesus entrando em Jerusalém, montado em seu burrinho, e sendo saudado pelo povo.
Cores vivas do figurino, coreografias musicadas e a rápida movimentação dos estudantes do Instituto de Humanidades e Artes Cênicas Professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia, em um cenário bucólico, deram dinamismo ao Auto de Ramos, cujo ator principal, no papel de Jesus, era um negro: Josehr Santos.
A entrada do Rei na encenação enfatizou, sobretudo, a alegria do momento rememorado, transmitindo alegria, energia, euforia e a esperança destacada por Dom Geraldo durante homilia proferida na celebração que presidiu ao final do percurso, na praça Castro Alves.
Agitando os ramos verdes, jovens, adultos e crianças seguiram o trajeto do Campo Grande à praça Castro Alves com animação. As primeiras palavras do arcebispo, que abriu oficialmente o ato litúrgico católico, situaram todos os presentes do sentido daquele momento: “É momento de prepararmos nossos corações para a oração, a penitência e a caridade. Vamos iniciar a celebração da Páscoa de Nosso Senhor. Sigamos os passos do Nosso Salvador para participarmos de sua Ressurreição e de sua vida”.
A Caminhada, como é de costume, trouxe também, desde o começo, um ar jovial. A participação do jovem – ressaltada neste dia por causa da Jornada Mundial da Juventude e da carta do Papa Bento XVI destinada especialmente a esta fatia populacional – foi lembrada por uma mensagem da Pastoral da Juventude, que fez apelos para que o jovem mude o mundo através de suas próprias atitudes.
Este ano, em Salvador, o projeto “Santa Semana do Salvador” incorpora atividades artísticas e culturais aos atos religiosos durante toda a programação, que prossegue até o próximo domingo, 12, quando se comemora a Páscoa. De acordo com o padre Manoel Filho, coordenador da Santa Semana do Salvador, “o objetivo deste projeto é resgatar a tradição, revitalizar o Centro Histórico e aproximar a população, facilitando a compreensão do sentido da celebração religiosa por meio de arte e apostando no potencial de turismo religioso da capital baiana”.
Deixe seu comentário