Gaudium news > Mexicanos estão mais voltados para Deus

Mexicanos estão mais voltados para Deus

Xalapa (Terça-feira, 20-12-2011, Gaudium Press) “Quando as seguranças humanas começam a falhar, quando as autoridades traem as esperanças do povo, quando o sofrimento se manifesta de várias formas, as pessoas voltam a Deus para pedir a força e a esperança necessárias para prosseguir.  Nestes momentos, as pessoas procuram ainda mais o Senhor.” É o que afirma o Padre José Juan Sánchez Jácome, encarregado do Setor de Comunicações Sociais da Arquidiocese de Xalapa, no México, em um texto distribuído para setores de comunicação e imprensa. 

guadalupe.jpg
No México, é grande a devoção a Maria, especialmente sob a invocação da “Virgem de Guadalupe”

“O México continua sendo um país profundamente religioso, não obstante a hegemonia do relativismo que corrói os valores religiosos”, afirma o sacerdote. 

O Padre José Juan recorda que o mês de dezembro revela, de modo emotivo, a imagem religiosa do povo de seu país. “Milhões de mexicanos estão indo neste mês a  igrejas e santuários dedicados a Nossa Senhora”. 

Mas, afirma o Padre José Juan, não é só neste mês que isso acontece: “durante todo o ano, há um constante movimento espiritual ao redor das festividades e tradições religiosas”. 

No México, é grande a devoção a Maria, especialmente sob a invocação da “Virgem de Guadalupe”. Este movimento espiritual extraordinário, que vemos ao redor de Guadalupe, diz o encarregado do Setor de Comunicações da Arquidiocese, serve para “demonstrar o espírito religiosos do povo do México”. 

Mas não se pode descartar o fato de que “a crise (em que vive o país atualmente) acentuou o caráter religioso do nosso povo”: “o povo se dirige à Virgem de Guadalupe porque se sente protegido”.

E acrescenta o Padre José Juan, “as pessoas procuram os Santos com devoção para expressar explicitamente que nestes tempos precisamos de pessoas como eles, precisamos de modelos a seguir e de respostas, aqui e agora”. 

De qualquer forma, seja qual for o motivo atual do crescimento visível da devoção religiosa no país, é inegável que o povo mexicano tem um chamado de Deus, uma vocação especial da Providencia para ser um luzeiro de Fé na América e no Mundo. 

E isso — a história no tem mostrado — os mexicanos sabem fazer com o entusiasmo que lhes caracteriza, sobretudo em meio às crises, dificuldades, sofrimentos e borrascas. É só recordarmos dos “Cristeros”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas