Solenidade da Imaculada Conceição mobiliza milhões de fiéis no Chile
Santiago (Terça feira, 13-12-2011, Gaudium Press) Desde muito cedo, em Santiago, capital do país, os devotos subiam até o cume do conhecido “Cero San Cristóbal” para saudar a Senhora da Conceição, agradecer sua intercessão e implorar a proteção da Virgem.
Durante todo o dia 8 de dezembro, a cada hora foram celebradas missas para atender aos milhares de peregrinos que chegavam até os pés da bela imagem da Imaculada localizada no topo do cerro.
| Em grande número, os fiéis de Santiago subiram o Cerro San Cristóbal em peregrinação | 
A mais solene das missas foi celebrada ao meio dia e presidida pelo arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati. Em sua homilia o Arcebispo de Santiago destacou a piedade e fidelidade que professa o povo chileno para como a Mãe de Deus: “desde o grande norte até o extremo sul do país, hoje todos se congregam ao redor de tantos Santuários espalhados peoa geografia do Chile para dizer à Virgem que a queremos, que sentimos que Ela é Mãe, que a sentimos co especial protetora da Igreja e de todo o povo”.
No alto do Cero San Cristóbal, em torno da imagem da Virgem, Dom Ezzati afirmou que “Ela está aqui como Mãe bondosa que quer oferecer-nos sua mão para que junto com Ela caminhemos na esperança, no amor, na paz e na justiça”.
O arcebispo comentou que a figura de Nossa Senhora da Conceição é um sinal catequético: “Tem sua mão esquerda dirigida para baixo, como para dizer nos que Ela está ali para acolher nossas intenções, nossa dor, nossa esperança; (…) com sua mão direita nos indica o céu, nos diz que nosso vida cotidiana, que nossos esforços, nossa luta, que nossos temores têm uma resposta que está em seu Filho Jesus Cristo”.
Ao final da Santa Missa, o prelado exortou os presentes a que “desde aqui, abençoados por Ela, de sua mão, possamos baixar à vida de todos os dias com o coração esperançoso, com um desejo mais intenso de ser uma Igreja testemunha de Jesus e servidora, que, como Maria, estenda as mãos para os irmãos e para Deus, rezando e encomendando a sua bondade todas as necessidades de nossa cidade”.
Por todo o Chile, o movimento de piedade e devoção para com a Virgem da Conceição Imaculada foi intenso. Essa piedade era demonstrada em peregrinações, procissões, visitas a Santuários, Igrejas e Capelas erigidas ou não em honra da Imaculada. O importante para os fiéis chilenos era honrar a Santíssima Virgem, saudá-la, agradecer e pedir mais àquela que nunca abandonou seus filhos chilenos.
                            
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    



                                                        
                                                        
                                                        
Deixe seu comentário