Gaudium news > Com cerimônia do Domingo de Ramos, Papa abre as celebrações da Semana Santa

Com cerimônia do Domingo de Ramos, Papa abre as celebrações da Semana Santa

Cidade do Vaticano (Domingo, 05-04-2009, Gaudium Press) Era por volta das 9 horas de uma ensolarada manhã romana quando os sinos da Basílica de São Pedro começaram a ressoar, sobrepondo-se a um frágil silêncio de muxoxos abafados e conversas miúdas que dominavam a Praça de São Pedro. Ainda não começava a missa do Domingo de Ramos, mas o som retumbante do badalo de metal ecoando pela Praça já dava uma ideia do que seria a primeira celebração do calendário litúrgico da Semana Santa, a Missa de Ramos.

Apesar do forte frio matinal, o dia era convidativo. O céu claro e sem nuvens, pouco vento e o indefectível coro papal ajudavam a compor essa atmosfera. Aos poucos, a Praça de São Pedro começa a ser inteiramente preenchida por uma massa viva e multicolor de gente, pessoas portando bandeiras e faixas de seus países, fiéis, peregrinos, leigos de inúmeras origens, religiosos de inúmeras ordens.

Para a cerimônia de Ramos, a praça foi dividida em seis principais e grandes blocos para acomodar as pessoas, separados entre si por cercados de metal e onde é possível sentar-se para acompanhar a celebração. É pelo meio desses blocos que, mais tarde, Bento XVI passaria acenando de seu papa-móvel. Os demais espaços da Praça de São Pedro são preenchidos por fiéis que não conseguiram um lugar nessas áreas e, portanto, têm de acompanhar a missa de pé, em lugares distantes, por um dos quatro telões espalhados pela platitude.

Do alto das colunatas da Praça de São Pedro, tem-se uma visão privilegiada do ambiente. É possível distinguir bandeiras da Croácia, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha, Polônia, França, Austrália e Argentina. E, claro, também do Brasil. Muitos trazem com si ramos de palmas – como a multidão que teria recepcionado Jesus montado em um burro em seu retorno a Jerusalém – para receber a benção pontifical. Já não há mais pequenos rumores. Muitos gritam. Quase todos cantam.

Por volta das nove e meia da manhã, quando os sinos já haviam parado de badalar e o frio cedido mais espaço ao calor, a procissão do Domingo de Ramos irrompeu pela lateral esquerda da colunata da Praça de São Pedro, passou pelo flanco central entre os blocos de peregrinos e se encaminhou em direção ao obelisco localizado no meio da praça. A procissão foi se dispondo em círculo ao redor do monumento. Primeiro leigos, depois padres, sacerdotes, bispos e cardeais. Por fim, o Papa, que se posiciona em um pequeno altar na base do obelisco.

Foi ali que Bento XVI presidiu os primeiros momentos da missa: a benção dos ramos e a leitura do Evangelho da Paixão do Senhor. Após esses ritos iniciais, a comitiva papal deixou o obelisco e deslocou em direção à entrada da Basílica de São Pedro, de onde Bento XVI presidiu o restante da cerimônia.

Homilia

Quando se aproximou o momento da comunhão, dezenas de “assistentes” portando pequenas sombrinhas se posicionaram na parte de baixo do altar para acompanhar os padres que entregariam as hóstias consagradas à multidão. O Papa ministrou o sacramento a cardeais e alguns convidados e pessoas que representavam diferentes grupos étnicos e sociais.

Na homilia, o Papa recordou o momento em que Jesus, voltando a Jerusalém de uma peregrinação pascal, é recebido por uma multidão com ramos nas mãos, gritando o seu nome e referindo-se a ele como o “Filho de Deus” e aquele que vem trazer o “Reino de Davi” para a Terra. Assim, o Papa questionou se também as pessoas entendem o que vem a ser o Reino do qual Jesus falou no interrogatório diante de Pilatos.

O Santo Padre chamou a atenção para o fato de que o verdadeiro objetivo dos peregrinos em Jerusalém era o de adorar Deus e que esse deveria ser o objetivo principal de toda peregrinação:

“A verdadeira finalidade da peregrinação deve ser encontrar Deus; adorá-lo, e assim colocar na justa ordem a relação de fundo da nossa vida. Uma grande palavra: ‘Queremos ver Jesus’. Caros amigos, para isso estamos aqui reunidos. Queremos ver Jesus. Com essa finalidade, no ano passado, milhares de jovens foram a Sydney. Certamente, terão tido muitas expectativas para essa peregrinação. Mas o objetivo essencial era este: Queremos ver Jesus”.

Bento XVI ressaltou, ainda, durante sua alocução, a importância do sacrifício e da renúncia para a vida cristã. Para o pontífice, a privação é uma importante maneira de viver como Cristo viveu.

“Não existe uma vida realizada sem sacrifício. Se lanço um olhar retrospectivo sobre a minha vida pessoal, me dou conta de que justamente nos momentos em que eu disse ‘sim’ a uma renúncia, foram esses os grandes e importantes momentos de minha vida”, afirmou o pontífice.

O Papa falou ainda sobre a importância de se tomar uma vida ampla de “catolicidade”, o que, segundo ele, significa viver sobre a “liberta adesão do amor”:

“Quanto mais por amor à grande verdade e a Deus formos capazes de fazer alguma renúncia, maior e mais rica será a vida. Quem quiser reservar a sua vida para si mesmo a perde. Quem doa a sua vida – diariamente nos pequenos gestos, que fazem parte da grande decisão – esse a encontra. Essa é a verdade exigente, mas também profundamente bela e libertadora, na qual queremos passo a passo entrar durante o caminho da Cruz através dos continentes.”

João Paulo II também foi lembrado. Um grupo de fiéis lançou ao ar uma faixa com o nome do papa polonês. A morte do predecessor de Bento XVI fez quatro anos e foi lembrada pela Santa Sé com uma grande missa na última quinta-feira.

Ao final da cerimônia de Ramos, a entrega de uma grande cruz de madeira, por um grupo de jovens australianos a outro de espanhóis, simbolizou a passagem da sede da Jornada Mundial da Juventude de Sidney, que sediou o evento neste ano, para Madri, que o sediará em 2011.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas