Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre inicia planejamento para a JMJ 2013

Arquidiocese de Porto Alegre inicia planejamento para a JMJ 2013

Porto Alegre (Quarta-feira, 07-12-2011, Gaudium Press) O Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, realizou ontem uma reunião ampliada do setor, dando início ao planejamento da Pré Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, prevista para acontecer entre os dias 16 a 21 de julho, na Capital gaúcha, e da grande JMJ, que acontecerá entre os dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

O encontro serviu para oportunizar o primeiro contato do coordenador nacional do Setor Juventude, Padre Carlos Sávio, com o setor arquidiocesano da região.

De acordo com o Padre Márcio Augusto Lacoski, do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre, 138 jovens participaram da JMJ Madri, realizada este ano, e agora o setor promove reuniões “devolutivas” nas 84 paróquias do vicariato, onde também serão passados os encaminhamentos definidos neste encontro de planejamento.

Além da participação do Padre Carlos Sávio, que falou sobre a importância da JMJ e da mobilização da Igreja no Brasil, estiveram presentes na reunião os 12 delegados que viajaram a Madrid em nome da Arquidiocese e os representantes de 28 expressões juvenis atuantes no vicariato.

As JMJs, segundo Padre Márcio, têm se constituído em um momento chave de renovação pastoral para a Igreja que sedia o evento. Ele acredita que é uma ocasião para revigorar as várias expressões da juventude (movimentos, novas comunidades, associações de fiéis, pastorais, congregações religiosas e outras estilos de expansão) quanto à mística cristã e o compromisso social da fé.

“A necessidade é a mesma em todo planeta: estar ao lado dos jovens como potencialidade aberta para um futuro eclesial que rompa as barreiras do secularismo, do fundamentalismo e da perda do sentido da vida”, afirmou o sacerdote.

Os símbolos, que passarão pela Arquidiocese de Porto Alegre entre os dias 4 e 6 de novembro de 2012, serão recebidos no Aeroporto Salgado Filho no dia 1º de novembro. Peregrinarão até a cidade de Novo Hamburgo nos dias 2 e 3, retornando a Porto Alegre, onde ficarão até o dia 6. A programação da visita ainda está em construção.

Acompanhando as JMJs, padre Márcio pôde perceber a grande vibração e o potencial de agregação que tem a Cruz do Salvador. “Um gesto que chama a atenção no Brasil, e que nos países europeus quase não se viu, é a proximidade dos símbolos (cruz e ícone) e o toque. Ao responder a Dom Raimundo D. Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que estava preocupado com a excessiva manipulação da Cruz da JMJ, o papa Bento XVI afirmou: “Permita-se, quem toca a Cruz geralmente é tocado por ela”.

A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelo papa João Paulo II à juventude para serem levados ao mundo inteiro como sinal da presença de Jesus e de Maria junto aos jovens. Desde então, já peregrinaram por todos os continentes.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas