Vaticano anuncia beatificação de leigo italiano em Roma
José Toniolo foi membro da Ação Católica |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 25-11-2011, Gaudium Press) Apontado pelo Padre Domenico Sorrentino – Postulador da causa de beatificação – como sendo “um homem apaixonado por Cristo e pela Igreja”, o Servo de Deus José Toniolo será beatificado no próximo dia 29 de abril, na Basílica de São Paulo fora dos Muros, em Roma.
A cerimônia de beatificação será presidida pelo assistente geral emérito da Ação Católica italiana e arcebispo emérito de Palermo, na Itália, Cardeal Salvatore De Giorgi.
O anúncio da data da beatificação do leigo José Toniolo foi feito hoje. pelo Rádio Vaticano.
José Toniolo
Nascido em Treviso, na Itália, no ano de 1845, José Toniolo cursou a Universidade de Pádua e foi professor de Economia Política e Social e também de Estatística, na Universidade de Pisa, por cerca de quarenta anos. Membro da Ação Católica, foi o idealizador das Semanas Sociais dos católicos italianos, e também um dos fundadores da Federação Universitários Católicos Italianos (Fuci).
Falecido em 1918, Toniolo foi proclamado Venerável pelo Papa Paulo VI no dia 7 de janeiro de 1971. No dia 14 de janeiro deste ano, o Papa Bento XVI autorizou a Congregação para as Causas dos Santos à promulgação do decreto de “um milagre atribuído à intercessão do venerável Servo de Deus José Toniolo, leigo, pai de família”, último passo antes da beatificação.
Deixe seu comentário