Padre Lombardi apresenta programa da viagem de Bento XVI a Benin, na África
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-11-2011, Gaudium Press) O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi, apresentou nesta segunda-feira, 14, o resumo da programação da viagem Papa Bento XVI a Benin, na África, entre 18 e 20 de novembro. “Que viagem ao Benin seja um exemplo de grande disponibilidade e sabedoria do Santo Padre em continuar também estas viagens, mesmo as de longa distância, por motivos importantes”, afirmou o sacerdote inicialmente.
Segundo o Padre Lombardi, a escolha de visitar o Benin foi feita por três motivos: os 150 anos da evangelização no país; homenagem ao Cardeal Bernardin Gantin, grande figura e personagem do país, que por muitos anos trabalhou na Cúria Romana (como prefeito da Congregação para os Bispos e decano do Colégio Cardinalício antes do Cardeal Ratzinger) e foi amigo do atual pontífice; e os 40 anos de relações diplomáticas entre o Benin e a Santa Sé.
Falando mais especificamente sobre a programação da viagem, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé declarou que um dos momentos mais importantes da estada do pontífice no país acontecerá no sábado, 19 de novemrbo, na Catedral de Ouidah. O Santo Padre, na ocasião, assinará o exortação “Africae munus” (“O compromisso da África”), que é o documento conclusivo da Assembleia especial para a África do Sínodo dos Bispos ocorrida no Vaticano em 2009.
A exortação será oficialmente entregue pelo Papa a todos os bispos presidentes das Conferências episcopais africanas ao fim da grande Missa no Estádio da Amizade de Cotonou, que acontecerá no dia 20 de novembro, marcando a despedida do Santo Padre do país.
Além da missa dominical, o Santo Padre participará de mais dois eventos no Benin: um encontro com os membros do governo, os representantes das instituições da República, o corpo diplomático e os representantes das principais religiões, no Palácio Presidencial de Cotonou, com a presença de cerca de 3 mil pessoas; e um encontro com as crianças do país. Ocasião em que o pontífice realizará um discurso dirigido especialemente a elas.
Segundo Padre Lombardi, Bento XVI fará a maior parte de seus discursos em francês, língua oficial do país, con exceção do discurso da assinatura do documento e a homilia da entrega da exortação “Africae munus” que serão pronunciados também em inglês e português.
Bento XVI irá pela segunda vez ao continente africano em visita ao Benin. Trata-se da 22ª viagem internacional do Papa Ratzinger e a terceira em um país africano. O pontífice já esteve em Angola e República dos Camarões, no ano de 2007.
Deixe seu comentário