Caritas brasileira realiza encontro nacional em Passo Fundo
O tema e o lema escolhidos para os trabalhos são: “Desenvolvimento Solidário Sustentável” e “Territorial – Sementes de um Projeto Popular” |
Passo Fundo (Terça-feira, 08-11-2011, Gaudium Press) Começa nesta quarta-feira e segue até o próximo dia 12 na cidade gaúcha de Passo Fundo, o IV Congresso e XVIII Assembleia da Caritas Brasileira. O tema e o lema escolhidos para os trabalhos são, respectivamente: “Desenvolvimento Solidário Sustentável” e “Territorial – Sementes de um Projeto Popular.
O tema foi baseado na parábola do semeador.”O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os passarinhos foram e comeram tudo. Outra parte caiu sobre as pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos brotaram junto, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um.” (Lucas 8,5-8).
Motivados por essa passagem bíblica, os agentes da Cáritas vem refletindo, durante todo o processo de preparação do IV Congresso, que começou no primeiro semestre do ano vigente, sobre como os semeadores e as semeadoras estão desenvolvendo as práticas estabelecidas pela missão Cáritas, o que os anima a semear, quais sementes germinaram, qual a situação delas (sementes), que sementes precisam ser germinadas e em que solo foi lançado.
Toda essa metodologia culminará em uma maior reflexão, que será desenvolvida durante o IV Congresso Nacional, estabelecido pelo objetivo geral que é fortalecer a concepção e a prática do Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial na concepção de um novo projeto de sociedade à luz da missão da Cáritas. (LB)
Deixe seu comentário