Cidade gaúcha de Parobé sediará neste final de semana dois festivais de música católica
Parobé (Terça-Feira, 01-11-2011, Gaudium Press) De 4 a 6 de novembro, a cidade de Parobé, no Rio Grande do Sul, será palco do 3º Festival de Interpretação de Música Católica (Fimuc) – direcionado a todos os fiéis das capelas, movimentos e pastorais da Paróquia São João Batista, que já tenham músicas católicas gravadas – e a 1ª Colmeia da Canção Católica – aberto a todo público diocesano. Os dois eventos visam a descoberta de novos talentos, novas músicas, inclusive composições litúrgicas que poderão ser usadas na liturgia das missas.
De acordo com um dos coordenadores do evento, Geraldo Both, o Fimuc surgiu em 2009 com os seguintes objetivos específicos: incentivar e ampliar um importante espaço aos intérpretes de música católica; aprimorar e desenvolver a cultura musical dos segmentos da paróquia São João Batista; promover a difusão e intercâmbio artístico-cultural entre as pastorais, movimentos e capelas da comunidade; e proporcionar através da música um meio de evangelização e integração.
Já a Colmeia da Canção Católica, segundo Both, surgiu este ano com as seguintes metas: valorizar novos talentos, com músicas inéditas; estimular os compositores amadores no sentido de comporem músicas com temas de amor fraterno, divulgando o Evangelho; despertar nas comunidades e movimentos ligados a Igreja Católica o gosto pela música com o objetivo de participar do festival como um meio de evangelização; divulgar os compositores amadores da região e a música católica; e possibilitar a edição de um CD com as apresentações de cada música selecionada.
O coordenador ainda ressalta que no Fimuc as músicas devem ser já gravadas e conhecidas e que na Colmeia devem ser apresentadas somente músicas inéditas, havendo o prêmio de melhor música litúrgica e a pré-seleção que define se a música está no contexto do regulamento. Com relação à importância do evento, Both explica que o Fimuc despertou novos ministérios de músicas em várias capelas da paróquia e a Colmeia certamente despertará novos talentos, novas músicas, e poderá renovar o canto litúrgico nas celebrações das missas. “O que realmente importa é fazer da música um instrumento de evangelização em nossa região”, completou.
A edição do Fimuc deste ano contará com a participação de grupos representando oito Capelas e nove grupos representando os movimentos e pastorais. Já a Colmeia abriu inscrições para grupos representando a paróquia de Parobé e outras paróquias de qualquer parte do Brasil, onde os vencedores do 1º e do 2º Fimuc garantiram participação pela colocação nas duas edições anteriores e os demais concorrentes passaram por uma pré-seleção, onde houve a classificação de mais oito músicas, ficando um total de 10 músicas concorrentes.
Programação
A abertura do evento, que acontecerá no Ginásio da Comunidade São José Batista, no centro da cidade de Parobé, será às 19h do dia 4 de novembro em uma celebração eucarística na Igreja Matriz, com a participação de representantes de todos os grupos concorrentes e animação do Ministério Anjos Guardiões. A celebração será seguida de translado do Santíssimo Sacramento até a capela, dentro do Ginásio, onde haverá adoração das 20h da sexta-feira até as 17h do domingo (06). Às 20h30 começa a primeira eliminatória do 3º Fimuc.
No dia seguinte (05), as apresentações da segunda eliminatória do 3º FIMUC terão início às 14h15. Logo após, às 16h, haverá um show da Pastoral da Criança. Em seguida, a partir das 18h, missa de abertura da 1ª Colmeia da Canção Católica, com a presença dos representantes dos grupos concorrentes e animação dos Irmãos Schlickmann. Às 19h45 começa as apresentações dos 10 concorrentes da Colmeia. O anúncio das músicas classificadas para a final do 3º Fimuc e a entrega da premiação dos vencedores da 1ª Colmeia acontecerá às 22h50.
No domingo, último dia do evento, o início das apresentações das 12 concorrentes finalistas do 3º FINUC será realizado a partir das 14h30. Às 16h30 haverá um show de intervalo com a apresentação do Ministério Anjos Guardiões. Logo após, às 17h, acontecerá a adoração e benção do Santíssimo Sacramento, e na sequência a entrega da premiação aos vencedores do Fimuc. (FB)
Deixe seu comentário