Gaudium news > Instituto Secular Filhas de Santa Ângela de Mérici promove encontro de formação

Instituto Secular Filhas de Santa Ângela de Mérici promove encontro de formação

Novo Hamburgo (Sexta-Feira, 21-10-2011, Gaudium Press) O Instituto Secular Filhas de Santa Ângela de Mérici – Companhia de Santa Úrsula- promoverá no dia 22 de outubro, na Paróquia São José, em Novo Hamburgo, um encontro de formação endereçado a jovens e senhoras, solteiras e viúvas, que desejam colocar-se à disposição da Igreja como leigas consagradas, fazendo os votos de obediência, pobreza e castidade.

De acordo com a integrante do Instituto, Úrsula Inês, o primeiro grupo de consagradas se formou em 2002, quando algumas mulheres solteiras e viúvas começaram a estudar e se consagraram a Deus como leigas, vivendo no mundo uma nova forma de vida, segundo o carisma de Santa Ângela de Mérici. Para ela, esse encontro tem com objetivo ampliar e congregar novos membros e testemunhas fiéis de Jesus Cristo em suas famílias e comunidades.

As pessoas que desejarem fazer essa opção vocacional e, posteriormente, se tornarem leigas consagradas poderão continuar com suas vidas normalmente. Pois, segundo Úrsula, elas permanecem na sua família e com seus trabalhos e atuam nas diversas pastorais e movimentos da diocese.

A programação do encontro terá início às 9h, com uma reflexão do diretor espiritual do Instituto, Padre Geraldo Couto, Em seguida, às 10h, haverá uma apresentação sobre os Documentos da Igreja sobre Secularidade Consagrada e a partilha de membros do Instituto sobre suas vivências como leigas consagrados. Às 12h será realizado um momento de oração, com benção. E na parte da tarde, a partir das 13h30, todos serão convidados a participar da 2ª Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora, na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga.

Interessadas em iniciar essa caminhada podem entrar em contato com a Ella Schuch pelo telefone (51) 3066 0323 ou ainda pelo e-mail ursulaignes@gmail.com.

Instituto Secular Filhas de Santa Ângela de Mérici – Companhia de Santa Úrsula

Foi fundada em 25 de novembro de 1535, aprovada pelo ordinário diocesano em 08 de agosto de 1536 e pelo Papa Paulo III em 1544, com a bula “Regimini Universalis Ecclesiar”, espalhando-se pelos séculos seguintes na Itália e no mundo.

Em 1947 aconteceu o reconhecimento dos Institutos Seculares pelo Papa Pio XII. O Papa Paulo VI afirmou então ser esta companhia a pioneira dos Institutos Seculares na história da Igreja. Em 25 de maio de 1958, a Santa Sé constituiu e aprovou a federação como Instituto Feminino, e de direito pontifício, com organização diocesana e interdiocesana.

Sua fundadora, Santa Ângela Mérici, em obediência ao Espírito Santo, fez florescer a glória de Deus, numa instituição totalmente nova na Igreja, ou seja, o mesmo modo de vida que Jesus, Maria, os apóstolos e tantos cristãos da Igreja primitiva viveram, o laicato.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas