Gaudium news > Bispo indonês exprime preocupação com a crescente islamização de “Ilhas cristãs” do país

Bispo indonês exprime preocupação com a crescente islamização de “Ilhas cristãs” do país

Königstein (Quinta-feira, 20-10-2011, Gaudium Press) O bispo de Ruteng, na Ilha das Flores, Indonésia, Dom Hubertus Leteng, visitou recentemente a sede da Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) localizada em Königstein, Alemanha. Em seu encontro com a associação caritativa, o prelado expressou toda sua preocupação com a crescente islamização, de algumas ilhas indonésias – inclusive a Ilha das Flores – onde os cristãos ainda são a maioria da população.

Segundo Dom Hubertus, o governo de seu país tem nomeado mais professores muçulmanos e exigido cada vez com mais força que as escolas da Igreja Católica na Indonésia ofereçam uma educação religiosa islâmica ainda que haja muitos poucos alunos muçulmanos. Para se ter uma ideia da disparidade, na Diocese de Ruteng, onde Dom Hubertus é o prelado, das 717 mi habitantes, mais de 670 mil professam a religião católica.

O problema se torna ainda mais grave, conforme o bispo de Ruteng, quando se percebe que o extremismo muçulmano também avança no país, ao ponto de em alguns lugares da Indonésia o poder político estar nas mãos destes extremistas. Isto, comentou também o bispo, também tem criado tensões entre a própria população muçulmana da indonésia, já que, conforme ele, muitos islâmicos do país “resistem a uma crescente radicalização”.

Dom Huberts disse ainda que a despeito das diferenças entre cristãos e islâmicos no país, n oque se refere as estruturas eclesias, sempre se deu e ainda se dá grande importância à promoção dos respeito recíproco entre os cristãos e a comunidade muçulmana.

Por fim, o prelado afirmou que, não obstante a crescente islamização das ilhas do país, a Igreja continua fazendo seu trabalho, procurando até tornar-se mais visível, sobretudo nas regiões costeiras, por meio de seu trabalho no âmbito da educação e sanitário.

A preocupação com a expansão islâmica nas ilhas de predomínio cristão procede ainda mais se se levar em conta que 80% dos 233 milhões de habitantes que compõem a população da Indonésia são muçulmanos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas