Arcebispo de Havana apresenta renúncia para Papa Bento XVI
Havana (Quarta-feira, 19-10-2011, Gaudium Press) O arcebispo de San Cristoval de Havana e primaz de Cuba, Cardeal Jaime Ortega, completou ontem 75 anos de idade. Em razão disso, o prelado apresentou ao Papa Bento XVI, de acordo com o Código de Direito Canônico, sua renúncia como titular da Arquidiocese da capital cubana. O pedido foi enviado por Dom Jaime há alguns dias e já está em posse do Santo Padre.
O portal de notícias infoCatólica lembrou em seu mais recente noticiário a importância adquirida pelo cardeal nos últimos anos no cenário internacional. Isto porque o purpurado atuou como mediador entre os presos políticos de Cuba e o presidente do país, Raúl Castro. Também por causa de sua intervenção abriu-se um diálogo entre as duas partes, ocasionando a liberação de 115 presos entre 2010 e 2011.
Dom Jaime Ortega
Nascido em Jagüey Grande, em Cuba, no ano de 1936, Cardeal Ortega estudou teologia no seminário de San Alberto Magno, em Matanzas, e no Seminário de Sacerdote das Missões Estrangeiras, na cidade Quebec, no Canadá.
Ordenado sacerdote em 1964, Dom Jaime teve sua atuação ministerial interrompida entre os anos de 1966 e 1967, período em que ficou preso em um campo de trabalhos forçados pertencente ao regime comunista cubano.
Sua ordenação episcopal aconteceu em 1978, mesmo ano em que tornou-se bispo titular de Pinar del Río. Cardeal Ortega é arcebispo de San Cristoval de Havana desde 1981 e cardeal desde 1994. Entre 1988 e 1999, atuou como presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba. (BD).
Com informações da infoCatólica.
Deixe seu comentário