Escola Diocesana de Joinville oferece formação especÃfica para ministros
Joinville (Terça-Feira, 18-10-2011, Gaudium Press) A Escola Ministerial da Diocese de Joinville, em Santa Catarina, está formando ministros, com um currículo bem diversificado. Criada em 2005, a escola nasceu de um desejo do bispo diocesano, Dom Orlando Brandes, que pretendia criar uma formação específica para aqueles que desejassem atuar nos ministérios da Igreja Católica. Com duração de dois anos, a escola já ofereceu subsídios a mais de 500 participantes, e esse ano formará mais 26 novos ministros.
A escola já ofereceu subsídios a mais de 500 participantes, e esse ano formará mais 26 novos ministros |
A Escola Ministerial Diocesana, mais conhecida como Emidi, tem como objetivo principal colaborar no crescimento humano e afetivo e desenvolver a mística da espiritualidade, além de possibilitar formação teológica, litúrgica e bíblica. Padres e leigos ensinam assuntos relacionados à doutrina social, teologia, comunicação, oratória e eclesiologia.
Com uma metodologia baseada na dinâmica entre os participantes, a escola quer possibilitar um espaço para o diálogo e a partilha de ideias e experiências. “Essa troca propiciada faz com que seja possível uma avaliação pessoal e coletiva”, afirmou Maria Rossi, uma das colaboradoras da escola.
De acordo com a colaboradora, todo o conteúdo apresentado nas aulas é muito significativo, sem contar que são realizadas atividades práticas e os assessores se preparam muito. Para Maria Rossi, os futuros ministros devem ser bons comunicadores de Cristo, devem conhecer e possuir uma experiência pessoal com o Senhor.
“Eu acredito que quem faz a escola são aqueles participantes que realmente sentem que precisam de catequese permanente; são os que entendem que quanto mais aprendemos, percebemos a necessidade de aprender mais e mais”, avaliou a coordenadora.
A escola é aberta para todas as comarcas pastorais da Diocese de Joinville e os encontros ocorrem duas vezes por mês (segundas e quartas-feiras) das 19h30 às 21h30, no Centro Diocesano de Pastoral.
Mais informações através dos telefones (47) 3451 3700 e (47) 3451 3745, ou ainda pelo e-mail ivo.costa@diocesejoinville.com.br. (FB).
Deixe seu comentário