Gaudium news > Assembléia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB debate a Nova Evangelização

Assembléia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB debate a Nova Evangelização

São Paulo (Segunda-feira, 17-10-2011, Gaudium Press) Representantes das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniram neste final de semana em Itaici, distrito de Indaiatuba (SP), para a 33º Assembléia Regional, sob o tema: “Conversão Pastoral e Implicação na Nova Evangelização, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

A celebração eucarística de abertura foi presidida por dom Moacir Silva, bispo diocesano de São José dos Campos e vice-presidente do Sul 1. “O encontro pessoal com Jesus Cristo nos leva a viver profunda conversão pessoal e pastoral. Antes de fazer a programação pastoral é preciso parar e olhar para Jesus. Ele é o Mestre e Senhor”, afirmou o prelado ao acolher os participantes do encontro.

A seguir, no Auditório “Rainha dos Apóstolos”, teve início os trabalhos da assembleia. O administrador da Arquidiocese de Campinas, Monsenhor João Fávero, acolheu a todos em nome da arquidiocese onde está localizado o mosteiro. A apresentação da pauta foi feita por dom Tarciso Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e secretário geral do Sul 1.

A primeira parte do tema foi apresentada pelo professor e jornalista Carlos Alberto Di Franco, que refletiu “Um olhar sobre a realidade: Tendências socio-culturais”. A mudança de época, a transformação vivida pelo homem dos dias de hoje, os ídolos, transformação que parece tornar-se uma nova religião.

O assessor afirmou que “a Igreja tem o melhor produto da história: o depósito da fé e que, para transmitir com qualidade este conteúdo é indispensável a formação e a capacitação profissional dos agentes de pastoral para a comunicação”.

O cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, abordou o tema “um olhar sobre a realidade: como a Igreja está respondendo aos desafios do mundo de hoje”. Ele fez uma síntese histórica dos documentos da Ação Evangelizadora da Igreja, recordando que os novos valores propostos pela sociedade moderna constituem um desafio muito grande para a Igreja.

Em seguida houve um tempo de reflexão nos grupos das oito sub-regiões, (Aparecida, Campinas, Botucatu, São Paulo 1 e 2, Ribeirão Preto 1 e 2 e Sorocaba) partilhando as manifestações de conversão pastoral percebidas em cada diocese. (LB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas