Bispos dos Estados Unidos divulgam conclusões de Encontro entre Organizações Católicas Hispânicas do país
Washington (Quinta-feira, 13-10-2011, Gaudium Press) Foi realizado no final do úlitmo mês de setembro, em San Antonio, Texas, uma reunião em que participaram 15 organizações católicas hispânicas dos Estados Unidos. O evento, que foi convocado pelo subcomitê para Assuntos Hispânicos dos bispos da Conferência Episcopal norte-americana, teve como objetivo discernir sobre o futuro destas organizações, fortalecer suas estruturas e fomentar a colaboração. As conclusões do encontro foram divulgadas no dia 7 de outubro.
Como destaca o informe, durante a reunião se deu ênfase à necessidade de suporte destas organizações para que elas obtenham mais estabilidade financeira, melhorem sua capacidade interna e alcancem um desenvolvimento organizativo, sobretudo se se tem em conta a destacada presença do ministério hispânico nas dioceses estadunidenses.
“Hoje em dia o ministério hispânico está presente em mais de 4.500 paróquias dos Estados Unidos e 85% das 195 dioceses norte-americanas têm um ministério hispânico organizado […] não cabe dúvida de que o ministério hispânico é uma realidade em expansão nas igrejas locais”, ressaltou um dos membros do subcomitê para Assuntos Hispânicos, bispo da Diocese de Austin, Texas, Dom José Vásquez, no comunicado.
Na reunião também se fez referência à troca demográfica que está vivendo o país norte-americano com o aumento da comunidade hispânica. Sobre este temas falou no encontro o diretor executivo do Secretariado para a Diversidade Cultural da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Padre Allan Figueroa Deck. “O câmbio demográfico que está acontecendo em nosso país e na Igreja estado-unidense requer que a comunidade hispânica-latina dê um passo adiante; isto quer dizer que deve-se identificar os líderes e comunicar uma visão se queremos que a comunidade latina verdadeiramente desenvolva seu potencial”, disse.
Da mesma forma, planejou-se na reunião a ideia de trabalhar em união com organizações não eclesiais, especialmente, com líderes hispânicos em diferentes áreas que possam dar seu apoio profissional às diversas estruturas eclesiais, e proporcionar uma relação mais estreita entre as mesmas organizações católicas hispânicas, para trabalhar em comunhão pelo ministério hispânico e pela evangelização.
A Conferência Episcopal dos Estados Unidos informou também que mais ideias e o restante das conclusões deste encontro serão apresentadas em novembro durante uma outra reunião que fará o subcomitê para Assuntos Hispânicos, onde será abordado também o tema da Nova Evangelização.
Com informações da Conferência Episcopal dos Estados Unidos.
Deixe seu comentário