Gaudium news > Cardeal Bertone preside ordenação episcopal de Dom Giuseppe Sciacca

Cardeal Bertone preside ordenação episcopal de Dom Giuseppe Sciacca

Cidade do Vaticano (Segunda Feira, 10-10-2011, Gaudium PressO secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, presidiu no Altar da Cátedra de São Pedro, na Basílica Papal de São Pedro de Roma no último dia 8, uma solene Eucaristia durante a qual Dom Giuseppe Sciacca foi ordenado bispo titular de Victoriana. Dom Siacca é secretario geral do Governo da Cidade do Vaticano. Na mesma ocasião foi também ordenado Dom Barthélemy Adoukonou, como bispo titular de Zama Menor. Dom Adoukonou é secretário do Pontifício Conselho da Cultura.

Concelebraram com o Cardeal Bertone, o Cardeal Decano Angelo Sodano; o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza; o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Cardeal Marc Ouellet; o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi; o Cardeal Bernard Francis Law, arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior; e ainda outros 15 cardeais. Estiveram presentes também o presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, Dom Giuseppe Bertello; o secretário da Congregação para os Bispos, Dom Manuel Monteiro de Castro e mais 40 arcebispos e bispos. 

Em sua homilia, Cardeal Betone recordou que os dois novos bispos, “no curso de seus fecundo ministério sacerdotal, desenvolvido anteriormente em suas dioceses de origem, e posteriormente na Santa Sé, esforçaram-se em amar a Deus sobre todas as coisas e sinais de seu amor amor misericordioso, exercitando a caridade pastoral para com os irmãos”. “A caridade”, acrescentou, “não é uma virtude que opera em um sentido moralista, senão que opera no sentido teológico: a caridade pastoral é uma maneira de fazer presente o acontecimento salvífico do Amor de Cristo”. 

O purpurado ainda destacou que “os dois novos bispos, que se formaram, respectivamente, na ciência do direito e da teologia, adquirindo sabedoria e vasta experiência nelas, e postos ao serviço da Igreja foram chamados agora, mais do que nunca, a transmitir  a luz da doutrina revelada, por mandato divino e ministerial”. 

Por último, o secretário de Estado confiou aos dois novos prelados à Rainha dos Apóstolos para que sejam “anunciadores do Reino de Deus, generosos servidores da Igreja, e fiéis colaboradores do Vigário de Cristo.”

Biografia

Dom Giuseppe Sciacca é originário de Aci Catena, Itália e tem 56 anos. Depois da experiência pastoral em sua diocese, Acireale, onde teve ocasião de demonstrar suas brilhantes qualidades de administrador e de docente de Filosofia, foi desde 1999 até agora prelado auditor, quer dizer Juiz do Tribunal da Rota Romana. Além disso é membro da Comissão especial da Congregação para a Doutrina da e Fé, encarregada da dissolução do matrimônio ‘in favorem fidei’, e da Congregação para o Culto Divino e      Disciplina dos Sacramentos e consultor da Congregação do Clero. É também professor docente do Studio Rotale e professor de Direito Canônico no Universidade Lateranense. É autor de numerosas obras.

Dom Barthélemy Adoukonou é originário de Abomey, Benim e é secretário do Pontifício Conselho para a Cultura. Tem 69 anos. Foi Secretário Geral tanto da Conferencia Episcopal Regional da África do Oeste  e da Associação das Conferências Episcopais da África Ocidental, e foi consultor do Conselho  Pontifício para a Unidade dos Cristãos. Foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1966. Depois de ensinar no seminário de Santa Joana d’Arc continuou seus estudos em sociologia religiosa em Paris, e depois em Teologia na Universidade de Regensburg, na Alemanha, onde obteve seu doutorado. Em dezembro de 2009, Dom Adoukonou foi nomeado para trabalhar no Pontifício Conselho para a Cultura.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas