Cardeal Bertone preside ordenação episcopal de Dom Giuseppe Sciacca
Cidade do Vaticano (Segunda Feira, 10-10-2011, Gaudium Press) O secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, presidiu no Altar da Cátedra de São Pedro, na Basílica Papal de São Pedro de Roma no último dia 8, uma solene Eucaristia durante a qual Dom Giuseppe Sciacca foi ordenado bispo titular de Victoriana. Dom Siacca é secretario geral do Governo da Cidade do Vaticano. Na mesma ocasião foi também ordenado Dom Barthélemy Adoukonou, como bispo titular de Zama Menor. Dom Adoukonou é secretário do Pontifício Conselho da Cultura.
Concelebraram com o Cardeal Bertone, o Cardeal Decano Angelo Sodano; o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza; o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Cardeal Marc Ouellet; o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi; o Cardeal Bernard Francis Law, arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior; e ainda outros 15 cardeais. Estiveram presentes também o presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, Dom Giuseppe Bertello; o secretário da Congregação para os Bispos, Dom Manuel Monteiro de Castro e mais 40 arcebispos e bispos.
Em sua homilia, Cardeal Betone recordou que os dois novos bispos, “no curso de seus fecundo ministério sacerdotal, desenvolvido anteriormente em suas dioceses de origem, e posteriormente na Santa Sé, esforçaram-se em amar a Deus sobre todas as coisas e sinais de seu amor amor misericordioso, exercitando a caridade pastoral para com os irmãos”. “A caridade”, acrescentou, “não é uma virtude que opera em um sentido moralista, senão que opera no sentido teológico: a caridade pastoral é uma maneira de fazer presente o acontecimento salvífico do Amor de Cristo”.
O purpurado ainda destacou que “os dois novos bispos, que se formaram, respectivamente, na ciência do direito e da teologia, adquirindo sabedoria e vasta experiência nelas, e postos ao serviço da Igreja foram chamados agora, mais do que nunca, a transmitir a luz da doutrina revelada, por mandato divino e ministerial”.
Por último, o secretário de Estado confiou aos dois novos prelados à Rainha dos Apóstolos para que sejam “anunciadores do Reino de Deus, generosos servidores da Igreja, e fiéis colaboradores do Vigário de Cristo.”
Biografia
Dom Giuseppe Sciacca é originário de Aci Catena, Itália e tem 56 anos. Depois da experiência pastoral em sua diocese, Acireale, onde teve ocasião de demonstrar suas brilhantes qualidades de administrador e de docente de Filosofia, foi desde 1999 até agora prelado auditor, quer dizer Juiz do Tribunal da Rota Romana. Além disso é membro da Comissão especial da Congregação para a Doutrina da e Fé, encarregada da dissolução do matrimônio ‘in favorem fidei’, e da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e consultor da Congregação do Clero. É também professor docente do Studio Rotale e professor de Direito Canônico no Universidade Lateranense. É autor de numerosas obras.
Dom Barthélemy Adoukonou é originário de Abomey, Benim e é secretário do Pontifício Conselho para a Cultura. Tem 69 anos. Foi Secretário Geral tanto da Conferencia Episcopal Regional da África do Oeste e da Associação das Conferências Episcopais da África Ocidental, e foi consultor do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos. Foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1966. Depois de ensinar no seminário de Santa Joana d’Arc continuou seus estudos em sociologia religiosa em Paris, e depois em Teologia na Universidade de Regensburg, na Alemanha, onde obteve seu doutorado. Em dezembro de 2009, Dom Adoukonou foi nomeado para trabalhar no Pontifício Conselho para a Cultura.
Deixe seu comentário