Em novo artigo, arcebispo de Maringá recorda as “Marcas da Fé em outubro”
Maringá (Quarta-Feira, 05-10-2011, Gaudium Press) Intitulado “Marcas da fé em outubro”, o mais recente artigo do arcebispo de Maringá, no Paraná, Dom Anuar Battisti, recorda e apresenta uma breve reflexão sobre os santos que são festejados nesse mês, como Santa Terezinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
O arcebispo inicia seu artigo lembrando Santa Terezinha do Menino Jesus, considerada doutora da Igreja, e cuja data é festejada no dia 1º de outubro. Conforme o prelado, a santa entrou no convento aos 14 anos, com a permissão do Papa, e lá foi modelo de oração e de entrega a Deus, oferecendo tudo como sacrifício para o trabalho missionário. “Mesmo atingida pela tuberculose nunca negou um trabalho sequer, e aos 24 anos veio a falecer. Ela foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI. E em 1927, o mesmo Papa a declarou Patrona Universal das Missões Católicas”, destaca.
Outro santo inesquecível mencionado por Dom Anuar, e cuja festa celebra-se no dia 04 de outubro, é São Francisco de Assis, que também, segundo ele, é uma marca de fé para toda a humanidade. O prelado ressalta que depois de uma juventude irrequieta e mundana, o jovem Francisco se voltou para a vida religiosa de completa pobreza e adquiriu o hábito da pregação itinerante, “desenvolvendo uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo”.
Considerado patrono da ecologia, o santo se dedicou aos mais pobres e amou todas as criaturas chamando-as de irmãos, afirmando assim a bondade e a maravilha da Criação, conforme recorda o arcebispo, que ainda cita uma frase de São Francisco: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro e ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão”.
Mais uma grande e significativa festa celebrada neste mês, precisamente no próximo dia 12, é a de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. Dom Anuar esclarece que, oficialmente, a santa foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI e, pela lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado feriado nacional no dia 12 de outubro.
Relembrando a histórica visita do Papa João Paulo II ao Brasil, realizada no dia 04 de julho de 1980, o arcebispo destaca que foi nessa ocasião que o Papa consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo. Junto com a padroeira do Brasil, acrescenta, “lembramos as crianças, criaturas que merecem todo carinho, toda atenção, toda dignidade”.
Dom Anuar ainda recorda que, no final de outubro, no dia 30, a Igreja celebra o Dia Nacional da Juventude com o tema: “Juventude e protagonismo feminino” e o lema:”Jovens mulheres tecendo relações de vida”.
Por fim, o arcebispo chama atenção para um acontecimento histórico: um dia de louvor à Maria, envolvendo muçulmanos e católicos, que acontecerá no dia 24 de março do próximo ano, em Foz do Iguaçu. “Que Maria, a Senhora Aparecida, abençoe a todos nós”, conclui. (FB).
Deixe seu comentário