Gaudium news > Igreja Católica no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida

Igreja Católica no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida

Porto Alegre (Quarta-feira, 05-10-2011, Gaudium Press) Com a temática “Vida humana no Planeta”, a Semana Nacional da Vida, que já está sendo celebrada desde o dia 1º de outubro e se estenderá até o dia 7, oferece um tema em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que tratou de assuntos como “vida, ecologia humana e meio ambiente”. A Ação, que faz parte da dinâmica da defesa da vida, da dignidade, do feto e da originalidade do embrião, culminará no dia 08 de outubro, Dia do Nascituro.

semanaNacionalVida_270x260.jpg
Ação em favor da vida também responde aos apelos das DGAE da Igreja no Brasil

Organizada pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família e pela equipe da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a atividade visa colocar em evidência o valor sagrado da vida humana, dom precioso dado por Deus, sem esquecer todas as demais dimensões que ela abrange. Além disso, a semana quer ser um mutirão pelo cuidado e atenção com as gestantes e a educação para o amor, convocando namorados, noivos e casais a serem promotores da vida.

É importante destacar que essa ação em favor da vida também responde aos apelos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil, aprovadas em maio deste ano na Assembleia Geral da CNBB, na cidade de Aparecida, São Paulo, e que ressalta a promoção da vida.
A expressão “A Igreja é chamada a manifestar novamente a todos, com uma firme e mais clara convicção, a vontade de promover, com todos os meios, e de defender contra todas as insídias a vida humana, em qualquer condição e estado de desenvolvimento em que se encontre”, serviu de orientação para a semana e foi retirada da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, do Beato João Paulo II.

“Este amor ilimitado e quase incompreensível de Deus pelo homem revela até que ponto a pessoa humana seja digna de ser amada por si mesma, independentemente de qualquer outra consideração: inteligência, beleza, saúde, juventude, integridade, etc. Numa palavra, a vida humana é sempre um bem, porque “ela é, no mundo, manifestação de Deus, sinal da sua presença, vestígio da sua glória” (cf. Evangelium vitae, 34; Dignitas Personae, 8).

Os organizadores da Semana salientam que um subsídio foi preparado e distribuído nas comunidades em todo o Brasil, fornecendo um resumo das semanas anteriores, e sugerindo encontros de reflexão sobre o tema e uma celebração que poderá ser usada na preparação para o Dia do Nascituro. (FB).

Com informações da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas