Gaudium news > Começa hoje em Belém do Pará o Círio de Nazaré

Começa hoje em Belém do Pará o Círio de Nazaré

Belém (Terça-feira, 04-10-2011, Gaudium Press) Começa na noite desta terça-feira, 4, em Belém, no Pará, e segue até o próximo dia 24 de outubro, as comemorações pelo Círio de Nazaré, uma das maiores profissões católicas do mundo. A abertura oficial do evento acontece às 19h no Centro Social de Nazaré.

cirio_nazare.jpg
A expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas participem do Círio de Nazaré/ Foto: CNBB

O momento alto da celebração, no entanto, acontecerá somente no próximo domingo, 9, com a grande procissão, que sairá da Catedral e irá até a Praça do Santuário de Nazaré. Lá, a imagem da Virgem de Nazaré, que acompanhará os peregrinos durante toda a romaria, ficará exposta para veneração durante um período de 15 dias.

Durante o tempo em que ficar na Praça do Santuário, a imagem de Nossa Senhora participará de diversas atividades religiosas, como a Ciclorromaria, a Missa Romaria da Juventude e a Romaria da Juventude, no dia 15 de outubro; a Romaria da Criança, no dia 16 de outubro; a Procissão da Festa e a Missa de Encerramento, no dia 23 de outubro. No último dia do Círio de Nazaré, 24 de outubro, acontecerão a Subida da Imagem até o Santuário de Nazaré, a Missa do Recírio e a o Recírio para o colégio gentil.

Fazem parte da programação do Círio de Nazaré também a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento; a Apresentação do Manto da Virgem de Nazaré; um concerto mariano; a Romaria Rodoviária ; a Romaria Fluvial; e a Motorromaria.

A expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas participem destes mais de 20 dias de festa.

Com o objetivo de incentivar a participação dos fiéis nesta comemoração, o Regional Norte 2 (que abrange o estado do Pará) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),manifestou em nota a alegria da realização de mais uma edição da maior festa católica do Brasil. “O Círio é a Festa da Família! É a confraternização! É o grande mutirão para ‘encher as talhas de água’, para que Jesus a transforme em vinho, o vinho novo da paz, da justiça e do compromisso com a causa do Evangelho”, afirma. (BD).

Com informações da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas