Gaudium news > Vaticano divulga o programa da viagem de Bento XVI ao Benin

Vaticano divulga o programa da viagem de Bento XVI ao Benin

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 28-09-2011, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta quarta-feira, 28, a agenda da viagem apostólica que o Papa Bento XVI fará ao Benin entre os dias 18 e 20 de novembro. Este é o último compromisso internacional do Santo Padre em 2011. Na ocasião será assinado e publicada a Exortação Apostólica Pós-sinodal da II Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, que aconteceu no Vaticano entre os dias 4 e 25 de outubro de 2009.

Esta será uma visita breve de apenas dois dias. O Papa chega em Benin no dia 18 de novembro, às 15h, (horário local) no Aeroporto Internacional Cardeal Bernardin Gantin, em Cotonou, onde acontecerá a cerimônia de boas-vindas. Em seguida, às 16h30, Bento XVI visitará a Catedral de Cotonou.

Na manhã de sábado, 19, estão previstos diversos encontros oficiais. O primeiro será no Palácio Presidencial de Cotonou com os membros do governo, os representantes das instituições da República e com o corpo diplomático. Em seguida fará uma visita de cortesia ao presidente da República, Thomas Yayi Boni.

Depois o Santo Padre irá para Ouidah, na capela do seminário San Gall, para rezar diante do túmulo do Cardeal Bernardin Gantin, que dedicou os 30 anos a serviço da Sede Apostólica nos diversos dicastérios da Cúria Romana, na Congregação para a Evangelização dos Povos, Pontifícia Comissão “Iustitia et Pax”, Pontifício Conselho “Cor Unum”, atuando como prefeito da Congregação para os Bispos, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina e por 10 anos, decano do Colégio Cardinalício. No pátio do seminário o pontífice encontrará os sacerdotes, os seminaristas, os religiosos e os fiéis leigos.

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal será assinada pelo pontífice na Basílica da Imaculada Conceição de Maria de Ouidah. À tarde o Papa voltará a Cotonou onde, visitará o foyer “Paz e Alegria” das Missionárias da Caridade na paróquia Santa Rita. Na Nunciatura acontecerá o encontro com os bispos do Benin, com os quais jantará depois.

O ponto alto da visita será a Santa Missa no domingo, 20, no “Estádio da Amizade” de Cotonou, durante o qual o Papa entregará a exortação apostólica. O almoço com os membros do Conselho Especial para a África da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e com a comitiva Papal na Nunciatura Apostólica de Cotonou será o último compromisso no programa da visita antes da cerimônia de despedida no mesmo aeroporto para a volta a Roma.

A visita ao Benin será a segunda de Bento XVI à África. A primeira foi realizada em março de 2009 quando foi à República dos Camarões e Angola. A 1ª Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos aconteceu sob o pontificado do Beato João Paulo II no Vaticano, de 10 de abril a 8 de maio de 1994 sob o tema: “A Igreja na África e sua missão evangelizadora para o ano 2000: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)”. A exortação apresentada no Benin será a segunda, depois da primeira que teve o título “Ecclesia na África”, assinada e apresentada durante a visita sinodal do Papa Wojtyla à África de 14 a 20 de setembro de 1995. (AA)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas