Regional Sul 3 da CNBB realiza Encontro de Animação Bíblico-Catequética
Porto Alegre (Quarta-Feira, 28-09-2011, Gaudium Press) A cidade de Porto Alegre sedia entre hoje, 28, e quinta-feira, 29, o Encontro Regional de Animação Bíblico-Catequética das dioceses e vicariatos do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o estado do Rio Grande do Sul. O evento, que tem como tema “Mistagogia: novo caminho formativo de catequistas”, realiza-se no Convento dos Freis Capuchinhos.
O encontro reúne coordenadores e catequistas das 18 dioceses e dos 4 vicariatos do Rio Grande do Sul e tem como objetivo ajudar na formação dos catequistas com uma reflexão bíblico-catequética, tendo em vista a iniciação à vida cristã. Além disto, o evento pretende levar os participantes a conhecer as exigências necessárias para despertar o aspecto mistagógico, apontando os caminhos para o discipulado missionário.
Segundo a representante do Setor de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3, irmã Vilma Tereza Rech, durante as atividades do encontro serão refletidos assuntos como: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2011 a 2015 (estudo e aprofundamento); operacionalização das diretrizes na Igreja local; compromissos do Regional Sul 3 quanto a catequese de iniciação à vida cristã; avaliação da caminhada catequética de 2011 e planejamento catequético para 2012; e 8º Sulão de Catequese.
Dentro da metodologia do encontro estão incluídos seminários, oficinas, grupos de debates, socialização, celebrações e momentos de confraternização. O evento tem como assessores o secretário executivo do Regional Sul 3, Padre Ademar Agostino Sauthier; a catequista e especialista em ensino religioso, Liana Plentz Marquadart; e a integrante da Comissão de Iniciação à Vida Cristã para Crianças de Porto Alegre, Erna Oliveira. O encontro ainda contará com a presença do bispo referencial da Animação Bíblico-Catequética da CNBB Nacional e Regional Sul 3, Dom Jacinto Bergmann.
Sobre a importância do encontro, irmã Vilma explica que ele propõe uma vivência conjunta entre cada uma das dioceses do estado, tendo presente o contexto, a realidade e a caminhada evangelizadora de cada região. Além isso, o encontro ainda ajuda a formar consciência da necessidade de uma retomada catequética na dimensão da Iniciação à Vida Cristã.
Por fim, a religiosa lembra que no processo iniciativo formativo o catequista precisa ser formando e formador de novos discípulos. E para ela, a principal referência como ambientes formativos devem ser a família e a comunidade cristã, pois é aí que o catequista mistagogo irá conseguir o encontro do catequizando com Jesus Cristo, tornando-se verdadeiro discípulo.
“A mudança de cultura exige catequistas mais bem formados e atualizados para enfrentar a diversidade da época. O objetivo é formar catequistas que tocam o coração e a mente dos seus interlocutores, os catequizandos”, conclui a religiosa.(FB).
Deixe seu comentário