Gaudium news > Dom Paulo Evaristo Arns é tema de exposição no Paraná

Dom Paulo Evaristo Arns é tema de exposição no Paraná

Curitiba (Quarta-feira, 21-09-2011, Gaudium Press) O Memorial Curitiba será palco de uma exposição fotográfica que retrata 20 anos da tragetória episcopal do ex-arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que na semana passada completou 80 anos de idade.

As imagens do Cardeal foram captadas pelas lentes do repórter fotográfico Douglas Mansur que, por muitos anos, trabalhou para o jornal “O São Paulo”, uma publicação da Arquidiocese paulistana e sua proximidade com o prelado, renderam uma coleção de registros que marcaram a presença missionária de Dom Paulo na defesa dos direitos humanos, principalmente no auge da ditadura militar.

279826.jpg
Exposição com fotos de Dom Evaristo Arns irá percorrer algumas comunidades de Curitiba e municípios do Paraná

Segundo o jornalista esta exposição de 55 fotografias “tem um valor pedagógico e evangelizador para se fazer uma discussão da história do Brasil e da Igreja, além do apoio dado por Dom Paulo às pessoas vítimas do regime militar.

A exposição foi aberta na última sexta-feira e contou com a presença do vice-governador do Paraná, Flávio Arns – sobrinho de Dom Paulo – do bispo auxiliar de Curitiba, Dom Rafael Biernaski e do coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Nelson Arns Neumann, filho de Zilda Arns e também sobrinho de Dom Paulo.

Esta mostra não é inédita. Em 2008 ela aconteceu em São Paulo numa ação educativa. Depois percorreu várias comunidades para discutir o trabalho do cardeal nos anos que esteve à frente da Arquidiocese, mostrando a importância do engajamento da Igreja como os movimentos sociais e a sua presença nos hospitais e penitenciárias.

Segundo Dom Rafael Biernaski, “Dom Paulo colocou no coração das pessoas a esperança ao assumir sua realidade última”. Já sobre o autor das fotos, o prelado afirmou que “Mansur fez os flashes da história e da fé através das fotos e que a exposição ajuda a dar sentido à história e à vida”.

A mesma exposição irá percorrer algumas comunidades de Curitiba e municípios do Paraná. O objetivo não é só expor as fotos, mas fazer gerar uma discussão sobre o engajamento de Dom Paulo nos movimentos sociais e na luta pelos direitos humanos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas