Núncio apostólico na Alemanha comenta sua expectiva sobre a viagem do Papa ao país
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 21-09-2011, Gaudium Press) “O Papa encontrará uma Alemanha similar às sociedades ocidentais, onde a fé não é mais tão vivida nem dentro da própria Igreja Católica: os praticantes, os que frequentam pelo menos a Missa de domingo, chegam a um pouco mais de 15%”, mas apesar disso “também aqueles que não concordam com a Igreja estão interessados na sua mensagem”, disse à Rádio Vaticana ontem, 20, o núncio apostólico na Alemanha, Dom Jean-Claude Périsset. O pontífice parte amanhã para sua visita de quatro dias por sua terra natal e se prepara intensivamente. Por conta disso, a audiência geral de hoje foi cancelada.
Para o núncio, visita do Papa será um “evento extraordinário” |
O núncio apostólico na Alemanha falou também a respeito do significado da visita do pontífice ao país bávaro. Segundo o prelado, ele está contido no lema da viagem apostólica que é “Onde estiver Deus, há futuro”. Como destacou o núncio a sociedade precisa de esperança. “Acredito que em todos os seus discursos o Papa nos transmitirá a visão de esperança para o futuro com os valores cristãos”, afirmou. Neste sentido, Dom Jean-Claude rssaltou ainda que os fiéis precisam tomar tomar consciência do tesouro inserido no Magistério da Igreja, que deu vida à nossa comunidade. “Hoje o Papa procura tornar vivo esse tesouro para a sociedade”, disse.
Sobre os frutos da próxima viagem do Papa, também falou à Rádio Vaticana o embaixador da Alemanha junto à Santa Sé, Walter Jürgen Schmid. O diplomata afirmou que a Igreja Católica está envolvida atualmente em um “processo de diálogo que diz respeito à questões importantes que deve enfrentar e resolver, e o Papa encoraja este processo. Certamente haverá progressos”, declarou.
O embaixador alemão ressaltou também que a terceira visita do Papa Ratzinger à Alemanha será “um evento extraordinário”. Segundo ele, o acontecimento particular será o discurso de Bento XVI na assembléia parlamentar, amanhã, em Berlim. “A Alemanha está pronta para a visita do Papa. A recepção do Papa, tenho certeza, será muito cordial e muito aberta”, concluiu o diplomata.
Bento XVI esteve antes na Alemanha por duas vezes, em 2005, na cidade de Colônia para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e no ano de 2006, em peregrinação a sua terra natal, a Baviera. Esta viagem porém se dará em uma ocasião muito diferente das precedentes porque se trata de uma viagem de Estado, com todas as honras e encontros previstos em uma visita de chefe de Estado. (AA).
Com informações da Rádio Vaticano.
Deixe seu comentário