Conferência sobre Processo de Beatificação de Madre Assunta Marchetti acontece em São Paulo
São Paulo (Terça-feira, 13-09-2011, Gaudium Press) A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, Província Nossa Senhora Aparecida, realizará no próximo dia 20 de setembro, em São Paulo, uma Conferência sobre o Processo de Beatificação da Serva de Deus Madre Assunta Marchetti. O encontro, que terá a participação do arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, apresentará aspectos da vida e obra da Madre e o andamento do processo que a tornará beata.
Madre Assunta dedicou sua vida a cuidar do orfãos, dos pobres e dos mais necessitados |
A Conferência será realizada em clima de expectativa, isto porque no dia 18 de outubro os cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos analisarão o processo, para comprovar e dar o parecer sobre a heroicidade das virtudes de Madre Assunta. Se o parecer for positivo e o Papa assim defini-lo como tal, a religiosa já poderá ser considerada Venerável. Os próximos passos do processo serão então a investigação e o reconhecimento do milagre para que haja a beatificação e posteriormente a investigação e o reconhecimento de um segundo milagre para que haja a canonização.
O Processo de Beatificação da Madre Assunta Marchetti foi aberto e encerrado na arquidiocese de São Paulo, entre os anos de 1987 a 1992. Em Roma, os Teólogos Consultores da Congregação para as Causas do Santos deram parecer afirmativo sobre a heroicidade das virtudes da religiosa, em 2010.
Madre Assunta Marchetti
Nascida em 1871 em Lombrici de Camaiore, na província de Lucca, Itália, Madre Assunta Marchetti mudou-se para o Brasil em 1895, após um convite do seu irmão Padre José Marchetti, que vinha para o país em missão, com o objetivo de cuidar dos órfãos dos emigrantes italianos.
No Brasil, ajudou a fundar as Irmãs Missionárias de São Carlos de Borromeo Sclabrinianas. Dedicou-se durante toda vida a cuidar dos mais pobres, enfermos e desamparados. Faleceu em 1948 no Orfanato Cristovão Colombo, no bairro de Vila Prudente, São Paulo.
Em sua homenagem, o abrigo existente no bairro paulistano hoje é chamado “Casa Madre Assunta Marchetti”, espaço onde as irmãs scalabrinianas continuam atendendo a crianças e adolescentes órfãos e de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Deixe seu comentário